segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

comédia portuguesa

O grande fenômeno da comédia portuguesa, o gato fedorento, é fenónemo também no youtube.com. Lembra um pouco, levemente, o Casseta e Planeta. Qualquer assunto que está na imprensa, sempre aparece por lá num tom de comédia. Demorou para entender algumas piadas, principalmente por causa do sotaque (confesso, eu já tive problemas com isso, e dependendo da região ainda tenho),mas tão logo o problema passou, deu, dá pra rir, muito.

Para quem quer conhecer um pouco, veja aqui um vídeo deles.

Para ler mais: Foram sucesso no Natal e regressam no Ano Novo - Piadas dos Gato animam quadra
Ricardo, o fenómeno

Read more...

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

massa polar e geografia de portugal

OK, nada comparado ao frio que tem feito no resto da Europa. Porém, para uma brasileira acostumada com os trópicos e para os portugueses acostumados com temperaturas amenas, este findin tem tudo para ser congelante. Pelo menos a sexta-feira já está a ser. Tudo bem que eu moro no Algarve*, região que fica no sul de Portugal, que nem é tão frio assim. Mas com certeza, 12ºC de máxima é um bocado frio para uma garota acostumada ao sol. Aliás, o mais intrigante a princípio foi descobrir que um lindo sol no inverno é sinal de muito frio, mas não deixa de ser lindo!

*O nome "Algarve" vem de "al-Gharb al-Ândalus" nome dado ao a(c)tual Algarve e baixo Alentejo durante o domínio muçulmano e que significa "Andaluz Ocidental", pois era a parte ocidental da Andaluzia muçulmana. Foi a última região a ser conquistada aos mouros no séc. XIII. Hoje, a região é conquistada principalmente pelo turistas ingleses e alemães, e no verão, pelos portugueses das outras regiões, que vem a procura de sol e praias.



Para saber um pouco do Algarve: wikipédia: algarve

Read more...

sábado, 20 de janeiro de 2007

a notícia da semana: adopção

Na imprensa portuguesa tanto quanto na brasileira de vez em quando surge um assunto que não se deixa de falar. O atual caso que tem mexido com a sensibilidade dos portugueses é a história de justiça ou injustiça contra um pai ado(p)tivo. A mãe biológica brasileira conhece um cara português, fica grávida e ele não quer saber da criança. A mãe a registra como pai icógnito e depois de 3 meses sem condições para criá-la dá a menina para ado(p)ção a um casal português. Depois de alguns anos o pai entra com processo pela guarda da criança reclamando a inde(m)nização por perdas e danos morais e materiais e a guarda da filha. Os pais ado(p)tivos não são ouvidos, mas o juiz diz que o pai biológico que não participou da vida desta criança tem direito a ficar com ela e que o casal deve entregá-la. O pai, militar, se recusa, leva sua esposa e filha para outro lugar e acaba preso e condenado por sequestro - seis anos de prisão - já que se recusa a entregar a criança. De repente, um caso familiar surge com força tal que mobiliza aos poucos uma sociedade inteira, a maioria em apoio ao pai ado(p)tivo e contra a prisão deste.

Portugal é um país onde 16 mil jovens estão em institições para serem ado(p)tados. Aqui, como no Brasil, muitos deles acabam por não conseguirem uma família. Outra coisa muito comum, também como no brasil, são os casos de maltratos a crianças. Pelo menos dois deles foram notícias nos últimos seis meses no país. As histórias pareciam a mesma, pais ou mãe que batiam, violavam crianças de menos de dois anos. Crianças que chegaram a ter cuidados de instituições que acabaram demorando de mais a responder ao que se passava. Resultado ou a morte ou consequências graves para estas crianças.

Num país, onde um homem é acusado e preso por não querer entregar a filha ao suposto pai como a justiça manda e apenas mais um problema a ser colocado no caminho de quem quer ado(p)tar uma criança. Para além disso, o que me chamou a atenção foi a forma como a sociedade civil se tem organizado em solidariedade a este pai adoptivo, sinal de que, como nós brasileiros, quando há injustiça na Justiça então entra o povo para remediar o fa(c)to.

Para ler mais sobre o assunto:
opinião: o interesse da menor
condenado a seis anos de prisão
justiça
deixe sua opinião

Read more...

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Bem-Vindo a Portugal

A maioria dos brasileiros acham que sabem tudo sobre Portugal e os portugueses. Vivemos unidos durante tantos anos por circunstâncias históricas e também muitos portugueses imigraram para o Brasil no século XX, estes dois fa(c)tos somados levam muitos de nós a pensar verdades e inverdades sobre este país. De factos folclóricos como todo português é burro, até a impressão de um país velho, já escutei muitas coisas e pensei muitas outras sobre este país. Porém, como verdadeiramente é este país, sobre o que ele fala e o que acontece aqui, eu poderei dizer nos próximos posts. Uma coisa é certa, eles sabem muito de nós e nós muito pouco acerca deles, talvez seja hora de mudar isso. ;)

Read more...

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP