domingo, 25 de fevereiro de 2007

gato fedorento e os grandes portugueses

Read more...

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

nova iorque


Verdade seja dita, NY era uma das poucas cidades que tinha interesse em conhecer nos Estados Unidos. E posso dizer, que é a única que ainda vou revisitar. Foram cinco dias entre palestras e escapadas para ver A cidade. Não me decepcionou em momento nenhum. Para amantes de grandes aglomerações, grandes cidades, como eu, é the best.

Passeios - os melhores
Central Park: O parque é sensacional para passear, praticar esportes, pegar um sol no verão (época que passei por lá), andar de bibicleta, andar de charrete, ver pessoas. Adorava dar caminhadas na hora do almoço (o hotel ficava ali pertinho).

Empire State Building: Foram o prédio mais alto durante muitos anos, 102 andares. Hoje tem a vista e a aura mais romântica dos prédios de NY (quem não viu Sintonia do Amor com Meg Ryan e Tom Hanks. Dependendo do dia, tem que ter paciência - as filas são enormes - para matar o tempo conhecer gente do mundo inteiro.

Times Square: Ninguém vai a Paris e deixa de passear pelo Champs-Elysées, assim como ninguém deixa de visitar Times Square se vai passear em NY.

Brooklyn Bridge: A mais antiga e famosa ponte de NY (num total de dezesseis) foi inaugurada em 1883. Aproveite para um passeio ao Brooklyn Promenade para a mais clássica fotografia de Manhattan.

Estadia
West Side YMCA: Hostel (albergue) que fica na West 63 street, bem ao lado do Central Park, do Lincoln Center e o Museu de História Natural. Tem resturante, piscina interior e é ótimo para praticar esportes. O preço mais barato fica em 38 dólares, pelo quarto duplo (cada pessoa).




Links Importantes

Mapquest: para se localizar nos Estados Unidos.

Embaixada Americana: informações sobre vistos para planejar sua visita aos Estados Unidos.
Planeje sua viagem: pelo Yahoo ou pela Globo Viagem, informações sobre vôos, hotéis e pacotes para brasileiros. Para portugueses, sugiro o NetViagens.
Notícias: NyTimes
Informações sobre NY: planejamento, viagem e blogs

Blogs de NY em português
Caderno Vermelho: blog de Susana Sousa sobre NY
Edu do Brooklyn: blog de Eduardo Graça sobre NY
New York Life: blog pessoal de Andrea sobre NY
In Other Words: blog pessoal sobre NY.



Click for New York, New York Forecast

Read more...

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

carnaval

Carnaval com chuva e muito frio, é quase um não-carnaval. Fora isso ainda o carnaval se resume a terça-feira, isto é, muitas pessoas trabalham na segunda e na quarta-feira de cinzas. Mas para dizer que o carnaval é quase inexistente cá, como o conhecemos, uma tradição legal que a gente foi perdendo é o costume de se fantasiar. Não só as crianças que passam o dia fantasiadas, mesmo para passear, mas os adultos, principalmente os mais jovens que vão a restaurantes fantasiados.

Read more...

sábado, 17 de fevereiro de 2007

os grandes portugueses

Os Grandes Portugueses foi lançado pela tv estatal portuguesa, RTP, baseado no grande êxito da BBC, "Greatest Britons". O concurso livre começou em outubro do ano passado e em janeiro deste ano foi publicada a lista dos 100 mais votados*. A segunda fase do concurso é escolher entre os 10 mais votados aquele que é o Grande Português de sempre. Aqui vai um resumo das personalidade:

D. Afonso I, mais conhecido pelo seu nome de príncipe, D. Afonso Henriques, (25 de Julho de 1109 — 6 de Dezembro de 1185) foi o primeiro rei de Portugal. Em virtude das suas múltiplas conquistas, que ao longo de mais de quarenta anos mais que duplicaram o território que o seu pai lhe havia legado, foi cognominado O Conquistador; foi o fundador do que hoje conhecemos como o território português. Os muçulmanos, em sinal de respeito, chamaram-lhe Ibn-Arrik («filho de Henrique», tradução literal do genitivo Henriques) ou El-Bortukali («o Português»).

Álvaro Cunhal foi opositor de Salazar e comunista, devido às suas ideias e à sua forte crítica ao Estado Novo, esteve preso em 1937, 1940 e 1949-1960 (ao todo, esteve preso durante 13 anos, 8 dos quais em completo isolamento). Em 1968 Álvaro Cunhal presidiu à Conferência dos Partidos Comunistas da Europa Ocidental, o que é revelador da influência que já nessa altura detinha no movimento comunista internacional. No dito encontro, mostrou-se um dos mais firmes apoiantes da invasão da então Checoslováquia pelos tanques do Pacto de Varsóvia, ocorrida nesse mesmo ano.

Salazar foi ministro das Finanças entre 1928 e 1932. Entre 1932 e 1968 foi o estadista que dirigiu os destinos de Portugal, com o cargo de Presidente do Conselho de Ministros (primeiro-ministro). Foi fundador e chefe da União Nacional (partido único durante o Estado Novo) a partir de 1931. Ele também foi o fundador e principal mentor do Estado Novo (1933-1974), substituindo a ditadura militar (1926-1933). Também exerceu o cargo de Presidente interino da República, mas somente no ano de 1951.

Aristides de Sousa Mendes GCC, (Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, 19 de Julho de 1885 — Lisboa, 3 de Abril de 1954) foi um diplomata português. Ele recusou seguir as ordens do seu governo (o regime de Salazar) e concedeu vistos a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940, ano da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial. Aristides salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto. Foi o "Oskar Schindler português" (comparação pouco reconhecedora do facto de Aristides ter salvo um número muito superior de pessoas das de Schindler).

Fernando Pessoa é considerado um dos maiores poetas de língua portuguesa tendo seu valor comparado ao de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou-o, ao lado de Pablo Neruda, o mais representativo poeta do século XX. Por ter vivido a maior parte de sua juventude na África do Sul, a língua inglesa também possui destaque em sua vida, com Pessoa traduzindo, escrevendo, trabalhando, estudando e até pensando no idioma. Teve uma vida discreta, em que atuou no jornalismo, na publicidade, no comércio e, principalmente, na literatura, onde desdobrou-se em várias outras personalidades conhecidas como heterônimos . A figura enigmática em que se tornou movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e obra, além de ser o maior autor da heteronímia.

O Infante Dom Henrique, Duque de Viseu, (Porto, 4 de Março de 1394 — 13 de Novembro de 1460) foi um príncipe português e a mais importante figura do início da era das Descobertas, também conhecido na História como Infante de Sagres ou Navegador. O Infante D. Henrique foi uma personagem muito intrigante, com uma certa misteriosidade e muitos segredos. Também os seus motivos e os objectivos das suas navegações têm sido amplamente discutidos e diferenciados, mas, sem dúvida, foi o grande condutor da expansão ultramarina.

D. João II (Lisboa, 3 de Maio de 1455 — Alvor, 25 de Outubro de 1495), cognominado O Príncipe Perfeito pela forma como exerceu o Poder, décimo-terceiro Rei de Portugal, nasceu no Paço das Alcáçovas, no Castelo de São Jorge. Era filho do rei Afonso V de Portugal e de Isabel de Coimbra, princesa de Portugal. João II sucedeu ao seu pai após a sua abdicação, em 1477; no entanto, Afonso V retornou e logo D. João lhe devolveu o poder, e só se tornou de novo rei após a sua morte em 1481. João II foi um grande defensor da política de exploração atlântica iniciada pelo seu tio-avô Henrique. Os descobrimentos portugueses serão a sua prioridade governamental, bem como a busca do caminho marítimo para a Índia.

Luís Vaz de Camões (cerca de 1524 — 10 de Junho de 1580) foi o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade. O seu génio é comparável ao de Virgílio, Dante, Cervantes ou Shakespeare. Das suas obras, a epopeia Os Lusíadas é a mais significativa.


Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal ou Conde de Oeiras, (Lisboa, 13 de Maio de 1699 — Leiria, 8 de Maio de 1782) foi um nobre e estadista português. Foi secretário de Estado do Reino (primeiro-ministro) do Rei D. José I (1750-1777), sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa. Representante do Despostismo iluminado em Portugal no século XVIII, viveu num período da história marcado pelo iluminismo, tendo desempenhado um papel fulcral na aproximação de Portugal à realidade económica e social dos países do Norte da Europa, mais dinâmica do que a portuguesa. Iniciou com esse intuito várias reformas administrativas, económicas e sociais.


Vasco da Gama (Sines, Portugal, 1469 — Cochim, Índia, 24 de Dezembro de 1524) foi um navegador português.
Em 2 de Março de 1498, completando o contorno da costa africana, a armada aportou a Moçambique, depois de haver sofrido medonhos temporais e de Vasco da Gama ter sufocado, com mão de ferro, uma revolta da marinhagem. Em 17 de Abril de 1498, avistou Calecute. Estava estabelecida a rota no Oceano Índico e descoberto o caminho marítimo para a Índia.


E você conhece algum? Já votou? Em que votaria?


Para saber mais:
Lista dos 100 mais.
Site oficial.

Fonte: Wikipedia

Read more...

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

aprendi a não dizer (10 palavras)

açougue, mas sim talho.
água sanitária, mas sim lixívia.
apontador, mas sim afia quando quero um lápis com ponta.
alô, mas sim quando atendo o telefone.
bacia, mas sim alguidar quando quero o objeto para colocar roupa de molho.
bala, mas sim rebuçados quando quero uma bala.
conversível, mas sim descapotável quando falamos de carro.
durex, mas nunca mesmo, quando quero fita cola, senão recebo o preservativo.
grampeador, mas sim agrafador.
trem, mas sim comboio quando falo do meio de transporte.

Read more...

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

o melhor vídeo português no youtube

A revista FHM (masculina) de fevereiro elegeu os 100 melhores vídeos portugueses no youtube. O vídeo campeão, segundo a revista, foi a sátira da versão portuguesa da novela Floribela (maior sucesso em Portugal). O assunto de discussão é o facto da miúda ter feito cocó no hall de entrada. Para ver:

Read more...

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

meu primeiro sismo

O sismo que esta manhã foi sentido em Portugal continental, pelas 10h36, atingiu uma magnitude de 5,8 na escala de Richter, segundo o Instituto de Meteorologia (IM). O conjunto de estações da Rede Sísmica do continente, gerida pelo IM, registou o sismo e localizou o epicentro a cerca de 160 quilómetros a sudoeste do Cabo de São Vicente*.

Nós, brasileiros, somos um povo muito ingênuos em questão de sismos. Na verdade, para mim sismo nem existia, somente aqueles terremotos enormes que faz um estrago enorme. Então quando sinto a mesa balançar e um barulho forte no teto, acredite, achei que era uma lufada maior do vento. E tão logo acabou, porque foi muito rápido (durou 5 segundos se muito) e não fiquei balançado nem nada (coisa que vejo na televisão), nem dei por mim que era um sismo. Depois de alguns minutos recebi telefonemas preocupados se tinha percebido. Percebi, percebi, mas se repetir de novo (bate na madeira 3 vezes) nem sei se ainda o reconheço.

*Fonte: Público
Para mais: Sismo abala Lisboa e Sul do país
Escola de Faro evacuada devido ao sismo

Read more...

domingo, 11 de fevereiro de 2007

referendo sobre o aborto

Hoje, entre às 8 e 19h, finalmente acontece em Portugal o referendo sobre a despenalização do aborto. "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?", é a pergunta colocada. As dúvidas são muitas, estas últimas semanas só se ouviu opiniões sobre os dois lados.

Este é o segundo referendo sobre a despenalização do aborto que se realiza em Portugal. O primeiro foi a 28 de Junho de 1998 e ganhou o "não". Eu não tenho direito de opinião e, por isso, me calo. Afinal, acho que cada um deve saber o que faz de sua vida e por isso acredito que não devemos impor idéias.

Para ler mais: Cerca de 8,7 milhões de eleitores chamados a votar no referendo à despenalização do aborto

Read more...

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP