segunda-feira, 25 de junho de 2007

farol do cabo de são vicente


Farol do Cabo de São Vicente
Já atacado por piratas, actualmente por turistas; exposto, no Inverno, a ventos fortíssimo, tempestades medonhas e ondas que galgando a fortaleza chegam a atingir a torre do farol; cercado de figuras lendárias como o mártir São Vicente, o infante D. Henrique e D. Sebastião: o Cabo de São Vicente, por si, já guarda grandes surpresas. Localizado na freguesia de Sagres, concelho de Vila do Bispo e situado no extremo sudoeste de Portugal continental, é local de culto desde o Neolítico, comprovado pela existência de importantes núcleos de menires e relatos de autores gregos do século IV a.C. de cerimónias religiosas, sendo, naquela época, proibida a presença de seres humanos durante a noite porque acreditava ser um local frequentado pelos deuses. No período em que os fenícios tiveram feitorias no Algarve, tem-se como certa a existência de um santuário dedicado às divindades solares de Hercules-Melcart, enquanto em Sagres existia um outro sob a invocação de Cronos-Saturno-Baal. Já para os romanos, toda área fazia parte do Promontorium Sacrum (de onde derivou o nome de Sagres), ponto extremo do ocidente, onde o Sol, no seu ocaso, fazia ferver as águas do Oceano.
Para ler mais.

Read more...

sexta-feira, 22 de junho de 2007

farol da ponta da piedade



Farol da Ponta da Piedade
O pequeno Farol da Ponta da Piedade guarda uma bela vista, mas não a calmaria. É que este farol se encontra em ponto de rota turística, o que é comprovado por um café situado logo ao lado e uma loja de lembrancinhas. Um bom passeio ao redor é feito, mas algumas vezes com o incomodo de pessoas a andarem apressadas antes que saia o autocarro. Fora isso, nada parece destruir uma das mais belas paisagens algarvias com as formas das falésias, esculpida pelo mar e pelo tempo formando um cenário edílico recortado pelo azul esverdeado do oceano Atlântico.
Para ler mais

Read more...

terça-feira, 19 de junho de 2007

farol da ponta do altar


Farol da Ponta do Altar
Se falássemos de vista, a Ponta do Altar já tinha alguns pontos em frente aos outros faróis. Com falésias a formar enormes grutas, plantas bem adaptadas aos ventos constantes e zona de protecção especial para aves, principalmente colónias de corvos-marinhos, garças-boeiras e garças-brancas: tudo isso, já valia uma visita a esta área. Além disso, tem uma bela vista da praia da Rocha, Portimão e um farol diferente da maioria dos faróis portugueses. Uma pequena casa, é um daqueles faróis que certamente se confunde com um lar, sem o ser.

Para ler mais.

Read more...

sábado, 16 de junho de 2007

farol de vila real


Farol de Vila Real de Santo António
O Farol de Vila Real de Santo António aguarda-nos uma surpresa: não fica precisamente à beira-mar. Antes, é separado de seu amigo íntimo por uma mata de pinheiros que o rodeia. Ali, numa rua, passaria por uma grande vivenda se não fosse a grande torre, só isso denuncia este farol de bela arquitectura. E ali, junto aos pinheiros, perto do rio Guadiana, ilumina mesmo a distância a praia, de vastos areais e mar aparentemente calmo, de Santo António. É ali que tranquilamente chegamos num dia nublado de Inverno, sendo recebidos pelo cão do faroleiro.


Para ler mais.

Read more...

quarta-feira, 13 de junho de 2007

farol de alfanzina


Farol de Alfanzina
Calmo, placidamente sob o mar do Algarve, este foi o primeiro farol que visitamos. Não é o mais bonito, nem o mais importante, ou mesmo o primeiro em qualquer coisa, mas é aquele que, de não encontrar, inventou a nós uma idéia, a de conhecer todos os faróis de Portugal. Da primeira vez, só vimos a sua luz a nos indicar. Somente numa segunda vez, de mapa na mão, o encontramos. É, ele não é muito sinalizado, mas sem dúvida nenhuma essa é até uma vantagem. Não o dividimos com muitos visitantes que sempre estão comumente ao redor dos faróis, e sempre apreciamos uma linda vista do mar e da costa do Algarve.

Para ler mais.

Read more...

sábado, 9 de junho de 2007

montes clérigos em aljezur


foto by DiasReis

Monte Clérigo é das praias mais conhecidas do concelho de Aljezur. De areal suave e águas quentes, a gente da cidade preferiu-a durante anos como local de férias, construindo em redor casas com características de pré-fabricados.

COMO CHEGAR: À saída da vila de Aljezur para Sul, encontra a escassos metros à direita um entroncamento com sinalização indicando a direcção para as praias de Monte Clérigo e Arrifana. Siga a sinalização, subindo por essa estrada até encontrar um cruzamento. Volte à direita e siga por essa estrada que o leva à Praia do Monte Clérigo.

Read more...

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP