quarta-feira, 31 de outubro de 2007

ziraldo é homenageado em festival português de quadrinhos


O cartunista brasileiro Ziraldo vai receber um troféu pela sua carreira no 18º Festival Internacional de História em Quadrinhos de Amadora. O evento, que começou em 19 de outubro, vai até 4 de novembro.

Ao longo de três semanas, o festival vai lembrar alguns dos mais importantes trabalhos em histórias em quadrinhos do século 20. Além de Ziraldo, o desenhista português António Cardoso Lopes Júnior, o Tiotónio, será homenageado.

O grande premiado da edição foi o álbum "Tratado de Umbrografia". Com argumento de José Carlos Fernandes e desenho de Luís Henriques, a obra ganhou quatro prêmios no festival. O livro é o primeiro de seis volumes da coleção "Black box series", com desenhos de diversos autores.

José Carlos Fernandes, de 43 anos, tem mais de trinta álbuns editados em Portugal desde o começo dos anos 1990. Nos últimos anos, o autor tem sido sucessivamente distinguido pelo evento em Amadora.

Agência Lusa

Read more...

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

que tipo de mundo nós queremos

Será que um dia tudo se resumirá a ser outra coisa? Prometeus, promete.

Read more...

sábado, 27 de outubro de 2007

impressões sobre uma lisboa não esquecida


Lisboa, tão grande (a maior cidade de Portugal), tão pequena (se comparada com Rio e São Paulo) e tão mágica. Para esquecer ou lembrar, impressões sobre uma das visitas a esta cidade.

Viagens tem sempre uma finalidade e, se para esquecer, lembrar, passear, visitar, conhecer, correr, trabalhar, passear, seja o que for, vai depender deste objectivo e do humor para termos uma percepção do lugar em que estamos. Fui a Lisboa várias vezes, sempre com um propósito, sempre como visitante, em cada uma delas tive uma percepção. Numa delas o propósito era esquecer, e Lisboa me pareceu às vezes colorida, quando eu queria era colorir a vida cinza.

Talvez este foi o momento em que melhor conheci Lisboa andando pelas suas ruelas em calma. As visitas não passaram por shoppings ou embaixadas, só ruas, metro, e calçadas em busca de algo que eu pudesse levar duma viagem que até aquele momento tinha sido triste. Metia-me num eléctrico sem destino à saída, mas ao ver algo que me agradava saía. Não conheci nada que tivesse que pagar para entrar, porque estava sem um tostão e tinha outros planos a fazer. Assim, sem guia, sem dinheiro, fui descobrindo a minha Lisboa. Dos cafés baratos, das ruas e transportes públicos, das igrejas abertas, dos morros, dos monumentos por fora e, apesar de tantas outras visitas, esta é ainda aquela que guardo melhor na memória. Aquela que para esquecer, pôs na memória a cidade como ela é, Lisboa.

E, depois, só, meto-me num comboio, para passar bem devagar, para visitar uma amiga em Paris. Sinceramente, porque eu não me esqueço duma viagem que era para esquecer. Eu já nem me lembro mais de quê. Lembro-me é das cidades e dos bons encontros que ela me proporcionou.



Fotos: Dulce Nascimento

Read more...

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

maria rita, sambista?



O novo CD de Maria Rita, “Samba Meu” já saiu em Portugal. O terceiro trabalho da cantora surpreende.

Maria Rita surpreende no seu terceiro CD, “Samba Meu”. Se nos outros trabalhos entrava numa linha mais melancólica, neste parece vaporosa logo nas primeiras músicas. Parece que de tão feliz resolveu colocar a escola de samba na rua. Ser diferente às vezes é bom, mas eu confesso que a preferia nas músicas mais contidas compostas pelo Marcelo Camelo e nos arranjos dos primeiros discos.

Além de não apresentar nada de novo, Maria Rita cantando samba despretensioso, quando outros cantores tentam revitalizar o samba, soa na verdade tão pretensioso quanto a Betty Carvalho gravar outra coisa sem ser samba (fique bem claro que eu gosto da Betty Carvalho). Parece que quer arriscando no seguro, expandir seus domínios. E sinceramente, ela posando de sambista, no visual, não tem nada a ver.

E você, o que acha deste trabalho?

Read more...

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

lusofonia em destaque na galizia


A Lusofonia é o eixo central da 15ª edição da Feira de Artes Cénicas da Galiza, que entre 23 e 27 de Outubro leva ao público galego espectáculos de companhias de Portugal, Cabo Verde e Brasil.

A região espanhola da Galiza anda flertando já há algum tempo com a lusofonia, tanto que anunciou no último Congresso da Lusofonia no mês passado que quer participar nos acordos sobre a língua portuguesa, através de uma academia que será formalizada no próximo ano. Segundo Ângelo Cristóvão, secretário da Associação Amizade Portugal/Galiza, esta associação está envolvida no projecto de criação da Academia Galega da Língua Portuguesa. A apresentação do projecto da Academia Galega da Língua Portuguesa estará a cargo de três académicos galegos, um dos quais Martinho Antero Santalha, que deverá ser o primeiro presidente da nova academia – segundo a agência Lusa. O catedrático natural do Teixoso (Covilhã) é considerado pela organização um “vulto da língua portuguesa”.

Agora a Galizia vai prestigiar a lusofonia no certame, o conhecido festival de teatro e dança realizado na Galiza. O festival conta com as participações do grupo cabo-verdiano Raiz de Polon e da Companhia do Centro Cultural do Instituto Camões no Mindelo (Cabo Verde), com o espectáculo «Cloun Creolus Dei», uma co-produção com o Teatro Meridional (Portugal).

Participam ainda a Companhia Silvana Abreu, do Brasil, e a portuguesa Graça Ochoa/Circolando, com a peça infantil «A Galinha da Minha Vizinha», num programa conseguido com o apoio do Instituto Camões e do Ministério da Cultura.

Para os promotores do certame, a abertura à Lusofonia centra-se no reconhecimento de «todo o território de expressão portuguesa como o espaço natural mais próximo à Galiza, tanto cultural como geograficamente».

Além dos espectáculos, espera-se que a feira ajude a fomentar a circulação de espectáculos galegos nos palcos portugueses, a presença de agentes culturais lusos na Galiza e a aproximação ao público galego da oferta cénica portuguesa.

Além das quatro companhias lusófonas, a edição deste ano da feira conta com espectáculos de 21 companhias galegas.

A Academia Galesa de Língua Portuguesa
A Galiza, vale lembrar, já participou como convidada na discussão dos acordos ortográficos em 1986 e 1990, mas não de uma forma institucional. Na Galiza, região da Espanha onde fica Santiago de Compostela, por exemplo, 80% da população fala o galego, dialecto/língua que os pesquisadores defendem ter a mesma origem do português.

Nas relações entre Portugal e Espanha, o académico português Malaca Casteleiro defendeu que a língua portuguesa pode ser a solução para o diferendo com quase dois séculos entre os dois países pela disputa do território de Olivença. Malaca Casteleiro está convencido de que “politicamente Portugal não conseguirá trazer Olivença para o lado de cá e deve reconhecer a situação de facto de que está sob o domínio espanhol”. “Portugal devia era defender que tivessem dupla nacionalidade e disponibilizar o ensino da língua portuguesa no território”, defendeu. “É quase impossível continuar a batalhar por Olivença do ponto de vista político, mas é possível do ponto de vista cultural e da língua”, sustentou.

Fonte: Agência Lusa

Read more...

terça-feira, 23 de outubro de 2007

espólio de jorge amado pode sair da bahia


Jorge Amado talvez não seja o mais importante escritor brasileiro, mas certamente é o mais conhecido, tanto no brasil quanto no exterior. Negar a importância de Jorge Amado é virar às costas a literatura brasileira. Mas há quem dê.

O Brasil está em risco de perder espólio de Jorge Amado. Cerca de 250 mil peças de valor histórico e literário que eram do autor de "Tieta do Agreste" poderão ser doadas a uma universidade americana por falta de recursos para sua manutenção. O acervo - dividido entre Casa de Cultura de Salvador e a residência onde o escritor e a sua mulher, a também escritora Zélia Gattai, de 91 anos, viveram, no mesmo Estado - reúne 70 anos de vida literária e política do escritor baiano.

As universidades de Harvard (EUA) e de Bari (Itália) já manifestaram publicamente o seu interesse em acolher o espólio, mas uma solução poderá passar por Portugal. O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, disse à agência Lusa estar disponível para procurar junto das autoridades e universidades portuguesas uma solução. "Teremos entidades em Portugal para receber e tratar este património do escritor, que tem uma relação forte e presença significativa na cultura portuguesa", assinalou o diplomata.

O abandono do espólio foi tornado público, no início deste mês, pelo ex-presidente da República de Portugal, Mário Soares, que alertou o governo da Bahia. Logo foi prometida uma solução para o caso e prometidos 100 mil euros para a Fundação Casa de Jorge Amado.

Contudo, o filho do escritor brasileiro falecido em 2001, João Jorge, adianta que "o governo estadual aguarda um parecer da Procuradoria de Estado" sobre o caso. E explica "Em Março foi suspenso o acordo que garantia a quota mensal de aproximadamente 30 mil euros, sob a alegação de que o valor não poderia ser usado para pagar despesas pessoais já que a instituição é de cunho privado".

Só graças à pressão feito por intelectuais é que a Fundação obteve o acréscimo de cerca de 70 mil euros, para que ser utilizado ao longo de seis meses.

O primeiro contacto feito pela Universidade de Harvard para incorporar o acervo do escritor baiano aconteceu "há pouco mais de 20 anos". "Na época, houve uma mobilização muito grande e Jorge Amado não aceitou a proposta porque, para ele, toda a sua obra e as homenagens recebidas pertenciam aos baianos", recorda a directora da Fundação.

Já o escritor João Ubaldo Ribeiro revela que o espólio, a ser doado, "seria uma perda lamentável para a história literária brasileira" e uma falta de respeito "para com o nosso maior escritor".

Todos os brasileiros deveriam dar um grito. Será que nenhuma universidade brasileira, principalmente a baiana, não poderia ficar com este espólio? Ou melhor algum museu? A velha história do dinheiro.

Enxertos: Jornal de Notícias

Read more...

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

atrizes brasileiras levam cócegas a lisboa


Heloísa Perissé e Ingrid Guimarães apresentam sua peça de teatro que conquistou o Brasil no Teatro Tivoli de 25 a 31 de outubro.

A capital portuguesa receberá este mês mais uma peça de teatro brasileira. O Teatro Tivoli, em Lisboa, apresenta entre os próximos dias 25 e 31 a peça "Cócegas", protagonizada por Heloísa Perissé e Ingrid Guimarães, que no brasil participaram do seriado Sob Nova Direção.

No espectáculo, a dupla representa vários sketchs, traçando um quadro de comportamentos da sociedade urbana contemporânea, desde a modelo com anorexia à dona de casa, passando pela "super mãe", a adolescente convencida e as "solteironas".

"Cócegas" já teve uma indicação ao Prémio Shell para "melhor espectáculo" no Brasil.

Read more...

sábado, 20 de outubro de 2007

perdendo-se no tempo em parati


A nostalgia contaminou-me, as festas passadas em Parati lembra-me amizade, chuva, sorrisos e algumas pequenas dúvidas. Não com relação a cidade, belíssima.

Parati surgiu em meados do séc. XVI. O povoamento iniciou-se no Morro do Forte, onde foi construída uma capela dedicada a São Roque. Por volta de 1640 o povoado, em crescente desenvolvimento, transferiu-se para o local atual e, ao redor de 1660, o florescente povoado se separa da Vila de Angra dos Reis, elevando-se a categoria de Vila. Seu maior desenvolvimento urbano ocorreu nos séculos XVII e XVIII, no chamado "Ciclo do Ouro", com o estabelecimento do "Caminho do Ouro" que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo e Minas Gerais, no qual Parati exercia a função de entreposto regional. O Porto de Parati, na época, chegou a ser o segundo mais importante do Brasil, pela sua posição estratégica. Parati foi elevado a categoria de condado em 1813 e a de cidade em 1844. Depois da queda do ciclo do ouro, Parati ficou escondida entre o mar e a serra. Somente a partir de 1958, quando foi transformado em Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o município de Parati passa a experimentar um novo ciclo econômico baseado no turismo, resultante de uma vocação potencializada pelo conjunto paisagístico/arquitetônico da cidade, pelas áreas florestadas, pelas 65 ilhas da baía e mais de 300 praias da região.


O que sempre me apaixonou em Parati é a sensação de que há algo parado no tempo, como talvez nenhuma outra cidade no Brasil ou em Portugal tem. Não com relação ao ritmo de vida das pessoas, mas com relação a conservação da própria vila em si. Andar em suas ruas de calçadas difíceis, admirar a arquitetura dos prédios, as igrejas (são algumas só no centro histórico) exigem um calçado confortável sempre foi uma cura interna das incertezas próprias da escolha, como se andar pelas suas ruas também fizesse parar o tempo em si.

Gostar de Parati é fácil. Seja pela sua arquitectura, pelo mar, pelas ilhas, pelas montanhas, pela vegetação, motivos são muitos. Seu mar de águas verdes da vegetação reflectida convida a uma passeio de escuna pelas ilhas que salpicam toda a costa. Virando de costas para o mar, o turista se depara com outra paisagem não menos bonita: as montanhas de Parati. Com várias opções de trilhas, uma delas é a do antigo “Caminho do Ouro”, usado na época da colonização como rota para escoar a produção de ouro a Portugal. Também não vale perder as cachoeiras da região.


Para encerrar a noite, Parati oferece a mais típica bebida brasileira: a pinga. Feita em alambiques da região, de maneira artesanal, o aperitivo é encontrado em cachaçarias e em quase todos os bares e restaurantes do centro. E se o roteiro permitir, não deixe de visitar algum dos alambiques da cidade.

Fotos: Dulce Nascimento

Read more...

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

extra: tratado de lisboa


Os líderes dos Vinte e Sete chegaram a um acordo sobre o Tratado reformador da União Europeia que substitui a falhada Constituição Europeia.

O Tratado de Lisboa, como será chamado, só foi alcançado depois de ultrapassados os problemas levantados pela Polónia e pela Itália, entraves que a diplomacia portuguesa conseguiu transpor.

Um dos principais elementos do Tratado será a eleição de um presidente por um período de dois anos e meio renovável por mais um período, a substituir o atual rodízio entre os países por seis meses. Também será criado a figura de Alto Representante da União para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, que será ao mesmo tempo vice-presidente da Comissão Européia. Já a Carta Europeia de Direitos Fundamentais, que ocupava toda a parte II do antigo Tratado, não constará no novo documento, mas este incluirá uma menção que assinalará seu caráter vinculativo. Também destaque para maior papel dos Parlamentos nacionais e o reconhecimentoda iniciativa popular, un milhão de cidadãos podem pedir a Comissão que proponha uma medida legislativa.

O texto final vai ser assinado em Lisboa no dia 13 de Dezembro, às 11h00.

Para ler mais:
Espanha: El Mundo
França: Le Monde
Portugal: Expresso

Read more...

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

encantos de seleções numa quarta feira


Brasil e Portugal venceram os seus jogos ontem. A selecção canarinho no apuramento para o próximo mundial em 2010, a selecção portuguesa para o Euro 2008.

A seleção brasileira voltou ao estádio do maracanã (que saudade!) para vencer. Depois dum primeiro tempo sem gols, de atuação razoável a torcida chegou a vaiar a seleção. Porém, o segundo tempo foi de aplausos e gritos de 'olé', o Brasil finalmente goleou o Equador por cinco a zero com dois gols de Kaká, Vágner Love, Ronaldinho e Elano, e belíssimo drible de Robinho que encantaram a torcida carioca. Tudo bem, a seleção equatorian não é grande coisa, mas certo é que o Brasil está em segundo lugar na tabela de classificação, atrás da Argentina.


Já a selecção de Portugal parece que vai se classificar para o Euro 2008. Faltando dois jogos para o final do apuramento, a selecção precisa fazer quatro pontos. Tudo porque finalmente os jogadores portugueses venceram os últimos jogos. O último, contra a selecção do Casaquistão, teve dois golos do estreante Makukula que foi convocado às pressas para substituir Nuno Gomes , lesionado. Em 30 minutos, o ponta de lança gigante fez o golo inaugural da vitória. Não podemos dizer que a sorte é da equipa, ou mesmo que os dois times são mais fracos, o certo é que sem Scolari a selecção venceu. What does it mean?

Read more...

terça-feira, 16 de outubro de 2007

mostra de cinema brasileiro em lisboa


Entre os dias 19 a 21 de Outubro acontece no cinema São Jorge em Lisboa a 2.ª Mostra de Cinema Brasileiro para portugueses - e brasileiros - ver(em).

A 2ª Mostra de Cinema Brasileiro presta homenagem a importantes figuras do cinema brasileiro, entre as quais a actriz Glória Pires e os realizadores Daniel Filho e Jorge Furtado. Também na mostra, poderemos ver o representante brasileiro na corrida por uma indicação ao Oscar, “O ano em que meus pais partiram de férias”, de Cao Hamburguer.

A mostra conta no dia 19 com quatro filmes do realizador brasileiro Jorge Furtado e às 21h, uma mesa redonda com este importante director no cenário cinematográfico brasileiro deste início de século XXI.

No dia 20 a mostra será dedicada a actriz Glória Pires e o realizador Daniel Filme, com a apresentação de três filmes e uma mesa redonda com os dois. Já no dia 21 terá a apresentação além do filme de Hamburger, dos filmes Proibido proibir”, de Jorge Dúran; “ O Céu de Suely”, de Karim Aïnouz e “Dois Filhos de Francisco”, de Breno Silveira

O evento é organizado pela Fundação Luso-Brasileira, em co-produção com a EGEAC E.M.. A entrada é três euros e cinquenta cêntimos.

Read more...

sábado, 13 de outubro de 2007

búzios da minha adolecência, da minha inocência


Nenhuma viagem é igual a outra. Assim como nenhum lugar é conhecido de maneira igual. Búzios, foi daqueles lugares que eu conheci em minha adolescência. Porém, não é Búzios das festas e das ruas da loja que eu lembro, mas dos passeios a pé para as praias, mesmo as mais longínquas e das noites ao luar no deck da cidade.

Por ocasião do descobrimento do Brasil, armação dos Búzios era habitada pelos índios tamoios, que viviam da caça e da pesca. A sua posição estratégica, suas enseadas e a abundância de suas águas doces fizeram com que, na metade do século XVI, ela se tornasse ponto de abastecimento para navios piratas franceses a caminho do Rio de Janeiro. Os portugueses, após expulsarem os franceses, empossaram colonos, que se especializaram na cultura das bananas.

Dizem que a origem do nome deve-se ao fato de que o fundo do mar da região era rico em búzios e nas suas baías ancoravam navios que por ali passavam, permitindo-lhes organizar armações de pescarias antes de prosseguir viagem.


O interesse pelo local aumentou nos anos 60, com a chegada à cidade da atriz francesa Brigitte Bardot, então estrela de primeira grandeza do cinema internacional, que escolheu esta cidade para alguns dias de descanso. A partir daí, Búzios passou a fazer parte de roteiros especiais do turismo internacional e nunca mais voltou a ser a vila de pescadores que era. A cidade cresceu, os pescadores foram empurrados para fora da pequena vila, e suas vinte e três praias com ou sem ondas, rasas ou profundas, mornas ou frias, badaladas ou desertas, atendem a todas as exigências.

Particularmente gosto da praia da Tartaruga de águas verdes e calmas que relembram as grandes caminhadas com minha irmã, a praia da Ferradurinha pela beleza tranqüila, a da Ferradura pelas brincadeiras, a praia dos Ossos de fundo na fotografia, a do Forno, pequenina, para esquecer que estamos num lugar cool, mas principalmente a Azeda, refúgio fora do verão, de águas geladas, às vezes intragável ao banho, mas escondida e muitas vezes achada quando o objectivo era esquecer e lembrar.


E depois passear pelas ruas das Pedras, ver as pessoas sendo, vivendo, e viver e ser. Andar a beira da praia do Centro até encontrar a igreja antes da praia dos Ossos, que pela manhã tem a melhor vista de Búzios e encontrar pelo caminho a estátua de Bardot. E depois, na volta, se divertir na noite de Búzios que tem solução para todos os gostos e bolsos.

Como chegar: Amigos de Viagem
Dicas: Viaje Aqui


Fotos: Dulce Nascimento

Read more...

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

mariza e o novo fado português


Assim como Vasco da Gama lançou-se a descobrir caminho pelo mundo, Mariza anda a espalhar o fado por este mesmo mundo descoberto.

O fado andava escondido em Portugal desde da morte de Amália Rodrigues e os portugueses podem até dizer que outras cantoras e cantores continuavam por aqui a cantar, e andavam, mas antes de Mariza eles se restringiam a estes pequenos muros portugueses.

O fado nasceu no século XIX nos distritos de Alfama e Mouraria onde moravam as famílias dos marinheiros e pescadores. Alguns musicólogos dizem que com a volta da família real do exílio no Brasil, muitos brasileiros e afro-brasileiros vieram a Lisboa e teria contribuído na formação deste género musical portugueses. A primeira fadista conhecida foi Maria Severa uma prostituta que teve um affair com o Conde de Vimioso que introduziu o fado na alta sociedade. Depois apareceu Amália Rodrigues que trouxe novas inspirações ao fado.


Mariza também carrega o mix do fado, filha de mãe moçambicana com pai português. Mariza é uma moçambicana com a alma moldada na Mouraria - “vivi num bairro típico de Lisboa e sempre cantei o fado, eu sei o que é, entendo-me nele” - foi neste bairro que ouviu os primeiros fadistas, muitos, tantos que não se recorda de todos os nomes e os seus rostos esfumam-se na memória, mas estas “reminiscências sobrevivem no meu cantar”. Fernando Maurício é uma das suas referências fadistas. Ao lado do vate da Mouraria, surgem Carlos do Carmo e Amália Rodrigues, três nomes a quem presta tributo no seu quarto álbum “Transparente”.

O seu último álbum, Mariza 'Concerto em Lisboa', foi indicado ao prémio Grammy Latino na categoria de álbuns tradicionais (melhor disco folk). Expandindo o fado para o mundo, Mariza é aquela que não tem a figura que costumamos ligar ao fado, além disso o canta com uma alegria a tristeza não vista nas outras cantoras, como se a própria vida manifestada na música fosse mais leve, mas não por isso menos intensa. Talvez ela traga uma nova inspiração ao fado que leve mais brasileiros a penetrar por outros mundos musicais além de estadounidense ou inglês, talvez nos leve a escutar a nova música portuguesa.


Mariza vai estar hoje à noite no programa Late Show With David Letterman, transmitido na CBS. Um dia depois, a fadista vai cantar na famosa sala de espectáculos Carnegie Hall, em Manhattan. A fadista encontra-se nos Estados Unidos da América para uma série de treze concertos. Durante esse tempo, vai também apresentar o filme «Fados».

Read more...

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

matriz lusa em exposição no rio de janeiro


A partir de 11 de outubro podemos conhecer um pouco da nossa matriz portuguesa e do Portugal pré-1500 em exposição “Lusa - a matriz portuguesa” no Centro Cultural Banco do brasil do Rio de Janeiro.

Em comemoração aos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil que será em 2008 uma série de eventos serão realizados. Neste mês será inaugurada no Rio de Janeiro a exposição “Lusa - a matriz portuguesa”. São mais de 160 peças de 43 instituições portuguesas que pela primeira vez fazem parte de uma mostra na capital fluminense.

A exposição acontecerá entre 18 de outubro e 10 de fevereiro de 2008 no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. Esta mostra faz parte de uma trilogia criada pelo CCBB, iniciada com “Arte da África”, e continuada com “Antes - Histórias da Pré-História”. Agora ela prossegue trazendo os portugueses na formação da cultura brasileira.

Tratando das origens de Portugal, desde a pré-História até 1500, abordando povos antigos, o domínio romano, a presença cristã, judaica e árabe, o período de formação das fronteiras do país, até ao apogeu da era dos descobrimentos marítimos.

Para contar tudo isso, a exposição traz peças em mármore, pedra, ouro, azulejo, pintura, escultura, achados arqueológicos, mapas, além dos elementos multimídia sobre a formação da língua portuguesa, a arquitetura e a paisagem portuguesa.

A produção desta exposição está a cargo de especialistas brasileiros e tem a curadoria a cargo de responsáveis por museus portugueses e outras entidades públicas e privadas de Portugal, como a Biblioteca Nacional, a Torre do Tombo e a Fundação Calouste Gulbenkian.

A mostra conta com 39 tesouros nacionais de Portugal, que nunca atravessaram o Atlântico e, muitos deles, jamais deixaram o país, e para isso receberam autorização expressa da Ministra da Cultura de Portugal, Isabel Pires de Lima. Exemplos disso são um guerreiro celta de granito (provavelmente do século I a.C), com quase dois metros de altura, e uma tonelada; e o torques, um colar de ouro maciço, em forma de ferradura, usado por esses guerreiros.

O Museu Nacional de Arqueologia é o que enviou mais peças para a mostra, entre elas, um esqueleto humano proveniente de Alcácer do Sal. Do Museu Nacional de Arte Antiga, o público poderá ver uma escultura da Santíssima Trindade em pedra, datada dos séculos 15-16, e uma escultura da Virgem com o Menino Jesus em calcário policromado, datada de 1450-1475.

“Lusa – A Matriz Portuguesa” busca levar o público a uma fascinante imersão nas origens de Portugal, desde a pré-história até 1500, abordando os povos antigos, o domínio romano, as presenças cristã, judaica e árabe, o período de formação das suas fronteiras, chegando ao apogeu do país, com a era dos descobrimentos.
A mostra será composta de peças em pedra, mármore, cerâmica, ouro, azulejos, pinturas, esculturas, achados arqueológicos, mapas e componentes multimídia sobre a formação da língua portuguesa, bem como a arquitetura e a paisagem de Portugal.

No centro da rotunda haverá uma instalação construída em torno de uma das únicas palavras que permaneceram na língua desde o período mais ancestral, anterior à chegada dos romanos: cama. Uma gigantesca cama sonora de 32 metros quadrados permitirá que os visitantes, deitados nela, escutem as diversas sonoridades lingüísticas que formam o universo da língua portuguesa, como o árabe, o latim, as raízes indo-européias, e palavras indígenas do Brasil e africanas.

No primeiro andar estarão as salas históricas, abordando os períodos e influências religiosas: Pré-história, Romano, Alta Idade Média, Islâmico, Cristão e Judeu. Há ainda um ambiente, o Pátio, que serve como sala para consulta de referências literárias e musicais, assim como espaço educativo e painel com linha do tempo organizada.

No segundo andar estarão as salas temáticas, que abordam assuntos que foram centrais na história portuguesa: as Descobertas Científicas, os Descobrimentos e a importância do Comércio e da Língua. A narrativa dos fatos históricos, linear e cronológica que existia no primeiro andar ganha nesse andar um sentido transversal e interdisciplinar.

No espaço dedicado à Língua e ao Comércio, grandes estantes cobrirão três paredes, contendo potes de vidro com produtos, materiais, alimentos e especiarias que marcaram a história do comércio do país, e se tornaram elementos cotidianos imprescindíveis na sociedade e na língua.

Os potes têm legendas com o nome do conteúdo, o significado, a etimologia e seu aporte cultural. Na quarta parede, outra grande estante conterá livros fundamentais para entendermos a formação lingüística e cultural do português, como os “Lusíadas” e “A formação do Estado de Portugal”, primeiro documento escrito em português. São edições fac-símiles que o publico pode consultar livremente.

Ainda no segundo andar haverá um espaço dedicado à projeção de vídeos com depoimentos de expoentes historiadores, arqueólogos e lingüistas que explicam e colocam em perspectiva a formação de Portugal e sua matriz miscigenada, tendo ao fundo imagens dos lugares, paisagens, objetos e obras de referência que ilustram o riquíssimo roteiro da mostra.

Os curadores da exposição são Jorge Couto (Descobrimentos), Ivo Castro (Língua), Cláudio Torres (Medieval islâmico), Luís Raposo (Pré-História), Conceição Lopes (Período Romano), Santiago Macias e Paulo Almeida Fernandes (Paleocristão/visigótico), Maria José Ferro Tavares (Judeus) e José Custódio Vieira da Silva (Medieval cristão).

Fonte: CCBB

Read more...

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

doclisboa 2007 apresenta doc brasileiro


“Um festival mais político do que nunca”, foi assim que o director artístico Sérgio Tréfaut apresentou o DocLisboa 2007 que se realiza entre os dias 18 e 28 de Outubro, e tem a participação do doc brasileiro "Santiago" na secção competitiva internacional.

Mantendo a sua tendência de crescimento, o V DocLisboa conta nesta sua quinta edição com cerca de centena e meia de filmes (distribuídos entre as secções competitivas, secções temáticas e retrospectivas) que serão exibidos na Culturgest e nos cinemas Londres e São Jorge.

A apresentação em ante-estreia nacional de "Sicko", o filme em que Michael Moore faz uso do seu humor corrosivo para expor as debilidades do sistema de saúde norte-americano, é um dos destaques desta edição. Também em ante-estreia no DocLisboa vai estar "Zidane", um documentário de 90 minutos, a duração de um jogo com o Real Madrid durante o qual 17 câmaras, em lugar de fazerem o acompanhamento vulgar da partida, se centram apenas no futebolista.

O doc brasileiro "Santiago" participa da secção competitiva internacional. O doc de João Moreira Sales regressa ao material rodado num primeiro documentário sobre o mordono Santiago e tenta fazer um filme sobre a identidade, a memória e a própria natureza do documentário. Mas acaba também por construir uma homenagem (em forma de penitência) ao falecido mordono, figura tutelar da sua infância, transformando a obra no mais curioso dos auto-retratos.

A programação também conta com muitos dos filmes que marcaram presença nas mais recentes edições dos festivais norte-americanos de Sundance e Tribeca. Dentro da produção documental norte-americana encontram-se inúmeras obras sobre a situação do Iraque, algumas das quais levadas a cabo por pessoas com ligações directas ao país, como é o caso de "My Country, my country" de Laura Poitras, uma iraquiana naturalizada americana que regressa ao seu país de origem para filmar os preparativos para as eleições após a queda de Saddam Hussein, centrando-se no quotidiano do seu pai, um médico sunita que descobrimos na prisão de Abu Graib. O filme é um dos nomeados para o Óscar de Melhor Documentário em 2007.

Outro nomeado para os Óscares é "Taxi to the Dark Side" o documentário de Alex Gibney sobre a alteração da política norte-americana em relação à tortura que marcará a abertura do festival. Para o fim haverá lugar para a exibição de "Rebellion, the Litvinenko Case", um filme denuncia contra o Estado Russo realizado por Andrei Nekrasov, um amigo do ex-agente dos serviços secretos russos assassinado; e para "When the Levees Broke: A Requiem in Four Acts" o filme de Spike Lee sobre a destruição de Nova Orleães na sequência do furacão Katrina.

O encerramento do DocLisboa será marcado pela MaratonaDoc que terá lugar ao longo de um dia no cinema São Jorge e contará com a apresentação de um documentário de 4 horas sobre Andy Warhol realizado por Ric Burnes.

Fonte: Expresso

Read more...

doclisboa 2007 apresenta doc brasileiro


“Um festival mais político do que nunca”, foi assim que o director artístico Sérgio Tréfaut apresentou o DocLisboa 2007 que se realiza entre os dias 18 e 28 de Outubro, e tem a participação do doc brasileiro "Santiago" na secção competitiva internacional.

Mantendo a sua tendência de crescimento, o V DocLisboa conta nesta sua quinta edição com cerca de centena e meia de filmes (distribuídos entre as secções competitivas, secções temáticas e retrospectivas) que serão exibidos na Culturgest e nos cinemas Londres e São Jorge.

A apresentação em ante-estreia nacional de "Sicko", o filme em que Michael Moore faz uso do seu humor corrosivo para expor as debilidades do sistema de saúde norte-americano, é um dos destaques desta edição. Também em ante-estreia no DocLisboa vai estar "Zidane", um documentário de 90 minutos, a duração de um jogo com o Real Madrid durante o qual 17 câmaras, em lugar de fazerem o acompanhamento vulgar da partida, se centram apenas no futebolista.

O doc brasileiro "Santiago" participa da secção competitiva internacional. O doc de João Moreira Sales regressa ao material rodado num primeiro documentário sobre o mordono Santiago e tenta fazer um filme sobre a identidade, a memória e a própria natureza do documentário. Mas acaba também por construir uma homenagem (em forma de penitência) ao falecido mordono, figura tutelar da sua infância, transformando a obra no mais curioso dos auto-retratos.

A programação também conta com muitos dos filmes que marcaram presença nas mais recentes edições dos festivais norte-americanos de Sundance e Tribeca. Dentro da produção documental norte-americana encontram-se inúmeras obras sobre a situação do Iraque, algumas das quais levadas a cabo por pessoas com ligações directas ao país, como é o caso de "My Country, my country" de Laura Poitras, uma iraquiana naturalizada americana que regressa ao seu país de origem para filmar os preparativos para as eleições após a queda de Saddam Hussein, centrando-se no quotidiano do seu pai, um médico sunita que descobrimos na prisão de Abu Graib. O filme é um dos nomeados para o Óscar de Melhor Documentário em 2007.

Outro nomeado para os Óscares é "Taxi to the Dark Side" o documentário de Alex Gibney sobre a alteração da política norte-americana em relação à tortura que marcará a abertura do festival. Para o fim haverá lugar para a exibição de "Rebellion, the Litvinenko Case", um filme denuncia contra o Estado Russo realizado por Andrei Nekrasov, um amigo do ex-agente dos serviços secretos russos assassinado; e para "When the Levees Broke: A Requiem in Four Acts" o filme de Spike Lee sobre a destruição de Nova Orleães na sequência do furacão Katrina.

O encerramento do DocLisboa será marcado pela MaratonaDoc que terá lugar ao longo de um dia no cinema São Jorge e contará com a apresentação de um documentário de 4 horas sobre Andy Warhol realizado por Ric Burnes.

Fonte: Expresso

Read more...

sábado, 6 de outubro de 2007

estação em cores

Read more...

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

uma vila sobre as pedras


Quando se olha para cima, pergunta-se imediatamente, como alguém pode construir algo no meio daquelas pedras. Construiu-se e de tão maneira, que a construção confunde-se com as pedras sobre as quais foram construídas. Assim é Marvão, a vila formosa do Alentejo.

Marvão situada a mais de 800 metros de altitude é provavelmente habitada desde a Pré-História. Serviu, primeiramente, de refúgio, no século IX, ao guerreiro mouro Ibn Marwan al-Yil’liqui «O Galego» - a quem deve a designação - líder de um movimento sufista no Al-Andaluz, que pegou em armas contra os emires de Córdova e criou uma espécie de reino independente sediado em Badajoz até à instauração do califado de Córdova em 931.

Conquistada por D. Afonso Henriques, foi sucessivamente reconstruída ao sabor das incursões dos eternos inimigos castelhanos. Por isso, Marvão preserva a única fortificação do país que manteve valor estratégico até ao século XIX, e a única, igualmente, a apresentar todos os elementos arquitectônicos da fortaleza medieval.

Vista de baixo, Marvão parece um daqueles castelos dos faz-de-conta, e para chegar até lá serpenteamos estrada acima. Quando lá chegamos nada nos prepara para a estonteante visão. Do alto das suas muralhas a paisagem de 360º do Alentejo é deslumbrante. Vê-se o Alentejo do jeito que ele é, e sonhar nos sons quietos dest lugar.

Uma visita as muralhas da vila é obrigatória. Porém, dentro das muralhas o deslumbre permanece. O castelo até hoje é um dos mais conservados em Portugal e, apesar de não ter a mim o mesmo encanto de Monsaraz, foi com preguiça que uma visita é feita em suas ruas estreitas.

Onde fica:
Marvão fica no distrito de Portalegre, no alto alentejo.

Onde ficar:
Pousada de Santa Maria
Rodeada pelas muralhas fortificadas do século XIII, foi construída a partir de um conjunto de pequenas casas, mantendo as suas características medievais. Pegue um dos quartos com vista para o Alentejo.

Viagem feita em Janeiro de 2006.

Fontes: Rotas e Destinos
Fotos: Dulce Nascimento

Read more...

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

um mix de sons familiares


Depois de Cesária Évora, nasce mais uma estrela das ilhas: Mayra Andrade, que carrega o som do mundo.

Tem músicas que invocam a saudade. Quando ouvi pela primeira Mayra Andrade, a sua música e sua voz me lembrou o Brasil. E Mayra Andrade em cima do palco até me pareceu brasileira, mas não o é, é antes cabo-verdiana, e sua música sofre estas influências que nos soa familiar nas harmonias populares latinas e africanas. O mix é fruto da localização das ilhas que ficam tão próximas ao continente africano, mas sofreu as influências europeias também.

Regasu, uma das músicas mais bonitas que escutei em anos (no vídeo), lembrou-me de leve o chorinho carioca, talvez porque a morna, ritmo cabo-verdiano (assim como o tango, é o ritmo argentino, ou o fado é o português) sofre, como o choro, influências da polka europeia e do lundum africano.



Sobre Mayra, ela é essencialmente uma cantora que viveu o mundo. Vive em Paris desde 2003, nasceu em Cuba, cresceu entre Senegal, Angola, Alemanha, tem amigas brasileiras. Estes ingredientes somados ao jazz, afro, e brasileiros e a uma banda multicultural dão outros reflexos à sua música que vêm do arquipélago.

O seu único álbum “Navega”, considerado pela crítica um dos melhores de 2006, é um barco carregado de saudade, daquela melancólica saudade de língua portuguesa. Vale a pena ouvir o "disco" todo.

Read more...

terça-feira, 2 de outubro de 2007

brasil e portugal já elegeram seus candidatos ao Óscar


O filme ‘Belle Toujours’, de Manoel de Oliveira, é o candidato português, já o Brasil terá ‘O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias’ de Cao Hamburger como 'candidato a candidato' ao Óscar da Academia de Hollywood para o Melhor Filme Estrangeiro.

Em Belle Toujours, Manoel de Oliveira retoma a história e as personagens do filme "Belle de Jour", numa homenagem a Luis Buñuel e a Jean-Claude Carrière. Duas personagens do filme de Buñuel (Bulle Ogier e Michel Piccoli) reencontram-se, 38 anos depois. O filme de Oliveira, ovacionado no Festival de Veneza do ano passado, também é candidato ao novo prémio Lux de Cinema atribuído pelo Parlamento Europeu que escolhe o melhor filme europeu.

O filme de Hamburger conta história do garoto Mauro, de 12 anos, que, a poucos meses do início da Copa de 1970, no México, é forçosamente separado dos pais e obrigado a se mudar para uma cidade desconhecida. Sobrevive em um lugar novo, repetindo a saga de seus avós, imigrantes judeus. O filme conquistou prêmios, como eleito o melhor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo do ano passado, no voto popular e derrotou o filme de José Padilha, Tropa de Elite que muitos consideravam favorito.

No dia 22 de janeiro, a Academia de Ciências de Hollywood anuncia os cinco finalistas, que vão disputar a estatueta na cerimônia de entrega, prevista para o dia 24 de fevereiro, no Kodak Theatre, em Los Angeles.

Trailer de O Ano: http://www.youtube.com/watch?v=lRWjv5fj8Dg

Read more...

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP