terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

tempo louco?

chuvas em setubal


Parecia tempestade de verão do Brasil, mas era mesmo chuva de fim de inverno, e muito forte por sinal. Vários pontos, principalmente da região Lisboa_Centro foram afectados pelo mau tempo desta segunda-feira. No algarve, o mau-tempo provocou o encerramento das barras. Será que vão finalmente notar que o tempo anda louco no mundo?

Foto: Rui J. Santos

Read more...

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

berlim recebe tropa de elite

tropa de elite

O Festival de Berlim este ano namora com os grandes da música, como os Rolling Stones ou Madonna, sem abdicar da sua proverbial componente política. Os documentários estarão também em destaque na 58.ª edição da Berlinale, assim como o Brasil representando pelo filme sensação de 2007, "Tropa de Elite".

A 58º edição do Festival de Berlim abre este ano pela primeira vez na sua história com um filme sobre música, "Shine a Light", de Martin Scorsese, sobre os Rolling Stones, a exibir extra-concurso. Os quatro membros da «maior banda de rock-and-roll do mundo», Mick jagger, Keith Richards, Ron Wood, e Charlie Watts, estarão na capital alemã a 07 de Fevereiro, para apresentar o filme.

Além dos Stones, Madonna estará também em Berlim para apresentar o seu primeiro trabalho como realizadora, «Filth and Wisdom», na secção Panorama. Também nesta secção está Patti Smith, «a madrinha do Punk», que assistirá na capital alemã a estreia do filme de Steven Sebring, «Patti Smith: Dream of Life», sobre a história da sua carreira musical, antes de dar um concerto numa igreja berlinense. Outro ícone da música pop das últimas décadas, o canadiano Neil Young, estará também em Berlim para apresentar um filme sobre a sua mais recente digressão, «Freedom Speech».

O diretor do Festival de Berlim, Dieter Kosslick, disse que tanta atenção à música não ofuscará a essência do evento - a competição -, e afirmou ter "todos os componentes" para oferecer uma seleção do cinema atual, em todas as suas variantes. Kosslick escolheu o diretor grego Costa-Gavras para presidir o júri que escolherá os vencedores dos Ursos de Ouro e de Prata.

O diretor do lendário Z (1969) e os outros sete membros do júri definirão os vencedores entre 21 filmes, como o documentário S.O.P. Standard Operating Procedure, de Errol Morris, sobre as torturas a presos iraquianos na prisão de Abu Ghraib, e que é o primeiro filme do gênero a concorrer em Berlim.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=0jeTL9hC3Wg&rel=1]
O cinema de língua portuguesa estará representado na principal secção da Berlinale por Tropa de Elite, do brasileiro José Padilha, com Wagner Moura, Caio Junqueira e André Ramiro nos principais papéis. O filme sensação do cinema brasileiro do ano passado começa sua carreira internacional na cidade alemã.

Portugal,que desde «Glória», de Manuela Viegas, seleccionado em 1999 para a competição da Berlinale, tem passado discretamente por este festival, estará presente este ano na secção de curtas-metragens, com «Superfície», de Rui Xavier, e na secção Generation 14plus, sucedânea do Festival do Filme Infantil da Berlinale, com «João e o Cão», de André Marques.

Segundo Kosslick, a presença de Costa-Gavras não implica que o Urso de Ouro será concedido a um filme de cunho político, mas o diretor do festival deixou claro que o evento lançará seu foco em questões como as crianças-soldado e os meninos de rua.

Elegy, dirigido por Isabel Coixet e Lake Tahoe, do mexicano Fernando Eimbcke, também estão lutando pelos Ursos, sendo que este último foi considerado pelo diretor do festival como um expoente do cinema latino-americano "rompedor de padrões", assim como Tropa de Elite.

Além de S.O.P., Ballast, de Lance Hammer, Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson, e Gardens of the Night, de Damian Harris, são as outras produções americanas que fazem parte da mostra competitiva.

Entre os filmes europeus, estão os franceses I've Loved You So Long, de Philippe Claudel, com Kristin Scott Thomas; Julia, de Erick Zonca; e Lady Jane, de Robert Guédiguian, além da co-produção Reino Unido/Estados Unidos Happy-Go-Lucky, de Mike Leigh, e da italiana Caos calmo, de Antonello Grimaldi.

Ainda há o filme finlandês Black Ice, de Petri Kotwica, "um filme distante da imagem de finlandeses alcoolizados e deprimidos" do diretor Mika Kaurismäki, disse Kosslick. Já os anfitriões alemães terão dois candidatos, Heart of Fire, de Luigi Falorni, e Kirschblüten-Hanami, de Doris Dorrie.

Completam a lista o iraniano The Song of Sparrows, de Majid Majidi; Restless, do israelense Amos Kollek; Sparrow, do diretor de Hong Kong Johnnie To; o japonês Kabei - Our Mother, de Yoji Yamada; In Love We Trust, do chinês Wang Xiaoshuai; e o sul-coreano Night and Day, de Hong Sangsoo.

Boa parte do contingente de estrelas virá em filmes fora de concurso. Começando pelos Rolling Stones, na abertura do festival, até o encerramento, no dia 17, com Be Kind Rewind, de Michel Gondry, com Jack Black e Mia Farrow.

Scarlett Johansson estará acompanhada por Natalie Portman para apresentar The Other Boleyn Girl, de Justin Chadwick, enquanto ainda há dúvidas sobre a visita de Julia Roberts, à frente de Fireflies in the Garden, de Dennis Lee.

Ao todo, estarão 21 filmes de 19 países, incluindo 18 estreias mundiais, na corrida aos Ursos de Ouro e de Prata da Berlinale, a atribuir pelo júri presidido pelo realizador grego-francês Costa-Gavras, na gala marcada para 16 de Fevereiro.

Uma retrospectiva sobre Luis Bunuel, falecido em 1983, com a exibição dos 32 filmes do realizador espanhol, é outro dos pontos altos da Berlinale deste ano.

O caráter acentuadamente político deste festival, nascido na Berlim dividida pelo «Muro», ficará ainda patente num ciclo intitulado «War at Home», por ocasião do 40.º Aniversário do Congresso sobre a Guerra do Vietname, em Berlim.

Haverá também uma homenagem ao realizador italiano Francesco Rosi («Il Caso Mattei», «Cristo si è fermato a Eboli»), que receberá a 14 de Fevereiro um Urso sde Ouro pelo conjunto da sua obra, e filmes dedicados ao 60.º Aniversário da fundação do Estado de Israel.

Read more...

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP