sexta-feira, 30 de maio de 2008

"burning that gasoline"



Mais um aumento da gasolina começa a fazer tremer o bolso de qualquer cidadão ou de qualquer um. Fazendeiros estão substituídos os tratores pelas mulas nos Estados Unidos, os pescadores fazem greve em alguns países europeus, inclusive Portugal, e a General Motors já anunciou a diminuição da produção de pickups: somente para citar alguns exemplos em como a situação da subida do petróleo tem afectado o mundo.

Será que podemos ter alguma ilusão que os preços vão cair? Segundo a National Energy Board do Canadá a escalada dos preços da gasolina continuará durante todo o verão. Enquanto por cá, as três principais companhias petrolíferas - Galp, BP e Repsol - anunciam sucessivos aumentos do valor da gasolina e do gasóleo, explorando o aumento do preço do barril e um esquema privilegiado de cálculo de preços para aumentar seus lucros.

O analista do Fundo Monetário Internacional, Noureddine Krichene, advertiu que a escalada extraordinária do preço do "crude" pode mergulhar o mundo numa recessão, uma vez que um crescimento mundial de três por cento é equivaleria a uma recessão, pois implicaria uma contracção em países avançados importantes e uma grande desaceleração em nações como a China e a Índia. Em Paris, o presidente francês Nicolas Sarkozy defende que "o corte do imposto de comercialização dos combustíveis, para conter o impacto da alta de preços em vários setores da economia".

E nós, resta ficar com as dicas do Blog Motores: Instalar um kit Autogás (GPL), o que pode ser feito em qualquer carro a gasolina, e assim utilizar também o Autogás (GPL), que além de económico porque custa menos de metade do preço dos outros combustíveis, é menos lesivo para o ambiente, aumenta os intervalos de manutenção do automóvel e prolonga a vida do motor. No Rio de Janeiro, muitos automóveis já possuem esta opção, e apesar do valor do kit, a médio prazo compensa. O que aqui ainda não vi é muitas "bombas" oferecendo o tal gás. Outra dica é ler a revista Visão desta semana, que sugere diminuir o peso do carro, comprar preços no site www.maisgasolina.com e dirigir carros com menos cavalos.

Para saber mais sobre Aumentos de Lucros da Galp: O Castendo

Para Ler Mais sobre Greve dos Pescadores em Portugal: Fábrica de Conteúdos

Visite o Blog Sapo Motores e Outras Dicas: http://motores.sapo.pt/artigo.php?id=9200

Foto: Don Farrall

Read more...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

"quem não sonhou em ser um jogador de futebol?"


Tempo de voltar da hibernação do pensamento, apesar do tempo do calor não ter chegado ainda. Será que em junho o sol dá o seu ar na terra "allgarviana"?

Enquanto o tempo não fica bom para férias, aproveito para sonhar com os sonhos de qualquer garoto português que quer sair da pobreza da terra das desigualdades (e eu julguei que era só a minha pátria pequenina) e ser o Cristiano Ronaldo. "Eu ganho milhões no Manchester, ou ganho mais alguns bons milhões no Real Madrid". Realmente, deve ser algo que não põe o sujeito a dormir de modo algum.

Minha dúvida somente é se o Real Madrid ainda quer o Cristiano Ronaldo, somente diminuindo a pressão, ou foi o berro do Manchester que os assustou.

Read more...

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP