burgau, aproveitar na primavera, é preciso
Com a primavera aparecendo na temperaturas, o Algarve parece um destino natural. Melhor na primavera, sem as confusões veraneanas, e com temperaturas amenas para aproveitar. Neste mês de março, que vai a meio, indico um típico porto de pesca debruçado sobre o mar, num ambiente familiar e tranquilo, preferido pelos ingleses, o Burgau.
O Burgau é uma bonita aldeia situada no barlavento Algarvio entre Lagos e Sagres. Pertence ao concelho de Vila do Bispo, na freguesia de Budens. É considerada, por muitos, uma aldeia pitoresca e de pescadores mantendo ainda os traços e características típicas da zona em que se insere e do estilo de vida que se praticava, mas que no entanto ainda é possível ver por exemplo: os pescadores a "amanharem as redes".
A praia calminha e pequena é indicada para crianças por seu ambiente quase familiar. Também o lugar é muito freqüentado pelos apaixonados por mergulho, o Batelão do Burgau, fica há poucos quilometros da praia. E, para muitos, serve com um apertivo de mergulho porque as espécies vistas são pequeninas. Este batelão foi ao fundo depois de largar a sua carga "pedras" que ia da pedreira na praia de Cabanas Velhas, em Almádena, para o molhe de Portimão lá pelos anos 80.
A praia de Cabanas Velhas, muito próxima do Burgau, é também uma praia pequena e pouco frequentada, sendo mais utilizada como pesqueiro do que como área balnear. Tem umas arribas muito bonitas e ainda está lá o que sobrou da extração de pedras para o molhe de Portimão para ser visto e admirado.
O Burgau é aquele lugar ideal para passar um fim de semana a descansar. Aproveite o dia para tomar um cafezinho espetacular no Bar Brizze, a trinta metros da praia. Outro lugar para comer refeições ligeiras, enquanto aprecia a boa vista do local é o Varandas Bar. De mais, um passeio pela vila de ruas estreitas e aspecto picatório, vale minutos duma tarde aprazível.
Para dormir, uma visita a alguns sites nos ajuda a encontrar um apartamento para alugar no fim de semana. É que o Burgau não tem hotéias, mas opções são tantas que nem damos conta deste pequeno detalhe. Infelizmente isso também é um problema, é que o Burgau no verão enfrenta o mesmo problema que qualuer vila do algarve, a imensidão de gente. Então, aproveitar na primavera, é preciso.
Para maiores informações: www.algarvento.com/burgau
0 comentários:
Postar um comentário