assunto do dia em lista: futebol
Ricardo Izecson dos Santos Leite, ou simplesmente Kaká, é o vencedor do prémio Jogador FIFA de 2007, superando o argentino Lionel Messi, segundo, e Cristiano Ronaldo. A 17.ª Gala da FIFA, que decorreu ontem na Opera de Zurique (Suíça), foi inteiramente brasileira, já que no sector feminino o troféu foi, pelo segundo ano consecutivo, para a jogadora Marta.
Todo final de ano, talvez por falta do que dizer, talvez porque falta do que querer dizer, as listas de propagam. E hoje foi dia de lista de futebol com Kaká ganhando o prêmio da FIFA para melhor jogador do ano. Não se fala em outra coisa na imprensa.
E o alguns podem discordar, talvez Kaká não seja o melhor jogador do ano, mas é inegável que foi fundamental para o ano de sucesso do AC Milan, e por isso desbancou Messi e Cristiano Ronaldo. E, por isso, está na minha lista, assim como da FIFA, como melhor jogador do mundo e brasileiro do ano. O melhor jogador português foi o Cristiano Ronaldo. Neste caso, para o público feminino, marketing é tudo.
Na FIFA, o craque do Milan, de 25 anos, recolheu 1047 pontos dos seleccionadores nacionais e capitães de 165 países, mais do que Messi (504) e Cristiano Ronaldo (426) juntos. Marta, 21 anos, foi também eleita com considerável vantagem (988 pontos), superando a alemã Birgit Prinz (507) e a brasileira Cristiane (150).
Foi no São Paulo – 59 jogos e 23 golos entre 2001 e 2003 – que Kaká começou por dar nas vistas. Fugindo ao habitual perfil dos jogadores sul--americanos – Kaká não passou pelas privações da favela, mas cresceu na classe média brasileira –, foi levado para Milão (por 8,5 milhões de euros) pelo antigo internacional Leonardo, que reconheceu todo o talento do jovem craque. A estreia pelo escrete foi em Janeiro de 2002 numa goleada por 6-0 à Bolívia. No mesmo ano, sagrou-se campeão do Mundo sob as ordens de Scolari.
Campeão europeu e mundial de clubes pelo Milan, Kaká juntou a distinção da FIFA à Bola de Ouro 2007, que premeia o melhor jogador a alinhar na Europa. Kaká sucede ao italiano Fabio Cannavaro, campeão mundial em 2006, e é o quinto brasileiro a ganhar o prémio, após Ronaldinho (2004 e 2005), Ronaldo (2002, 1997 e 1996), Rivaldo (1999) e Romário (1994). Na lista dos vencedores está também o português Luís Figo (2001).
Fonte: Correio da Manhã e Jornal de Notícias