o espírito pascoal e o folar
A Páscoa como o Natal tem seu espírito também sabotado, neste caso pelo tal do coelhinho da Páscoa. E se no Brasil a festa religiosa era sempre introduzida pela minh católica mãezinha, sem ela parece mais uma esbórnia de chocolate, mas sem o chocolate que a gente vê nos tetos das lojas no Brasil. Aqui eu tenho que comer amendoazinhas, nada mal... Mas o que sinto mesmo falta é dos sermões maternais da nossa (minha e de minha irmã) falta de religiosidade e o almoço de Sexta-Feira Santa com peixe e da Páscoa com coisinhas boas e no fim bombons para se fartar... Ah, que falta de me comer até fartar... Então a sexta-feira foi passada numa almoço a correr para ir trabalhar porque o mundo não pode viver um feriado sem comprar (a esbórnia do consumismo) e eu a vender. E a Páscoa só não será o mesmo porque calhou d'eu ganhar a Páscoa. Pelo menos uma coisa boa... Mas o que eu queria era que o Seu Coelho da Páscoa me trouxesse um ovo nº 20 podia ser até Serenata de Amor. Pronto, um pacotinho de amêndoas é até gostoso, mas não consigo me fartar... Resta o Folar, ah.. o folar, aquele pão com canela e erva-doce... hummm...
Receita de Folar
500 g farinha
100 g margarina
35 g fermento de padeiro
125 g açúcar
3 ovos
2 dl Leite Morno
q.b. sal
q.b. canela
q.b. erva doce
4 ovo(s) cozido(s)
1. Dissolva o fermento num pouco de leite morno e junte alguma farinha. Faça uma bola bem húmida e deixe levedar 20 minutos.
2. Amasse a restante farinha com o açúcar, o leite e os ovos e junte a bola de fermento.
Bata bem. Acrescente a manteiga, o sal e as especiarias. Bata até a massa se soltar da tigela. Deixe levedar numa tigela tapada com 1 cobertor, em local protegido e ameno, durante + ou - 3 horas.
3. Faça então uma bola ligeiramente abolachada, onde coloca os ovos previamente cozidos e frios. Com um pouco de massa faça uns cordões que coloca a rodear os ovos. Pincele com gema de ovo, deixe levedar mais 1 pouco e leve a forno quente (200ºC) até ficar bem corado e cozido.
0 comentários:
Postar um comentário