sábado, 31 de março de 2007

e o melhor português foi...

Caramba! Eu quero sair deste país. Depois de dez figuras históricas que incluíam o Fernando Pessoa e o Camões, ganhar um ditador, Salazar, é mesmo uma piada de português, só pode. Seria o mesmo que ganhar o Castelo Branco ou o Getúlio Vargas como melhor brasileiro (e se calhar, até ganharia).

A votação que levou à escolha de Oliveira Salazar tem mais a ver com o descrédito do presente do que com o crédito da História.


A votação que escolheu Salazar tem mais a ver com o descrédito do presente do que com o crédito da História, que o tempo ajudará a determinar.

A avaliação histórica implica sempre distância, sem a qual juízos sobre figuras e épocas ficam à mercê de preconceitos do momento. No caso de Salazar, não terá chegado ainda o tempo em que será possível analisar, serena e fielmente, o que de melhor e pior terá feito.

Mas neste caso, como em qualquer outro, é necessário o tempo histórico que ajuda a purificar a memória dos excessos: favoráveis ou contrários aos protagonistas em causa. Figuras como D. Afonso Henriques, D. João II, Infante D. Henrique, Vasco da Gama ou Camões essas sim, podem ser analisadas sob o ponto de vista histórico, avaliando-se o que delas pensa a geração actual de portugueses. Já nas escolhas de Aristides Sousa Mendes, Álvaro Cunhal ou Oliveira Salazar podem ler-se preconceitos, opções ideológicas, emoções fortes.

Quando se incluem personalidades ainda de tão fresca memória não se deve esperar outra coisa. Nesta votação, há mais política do que História. O mais relevante acaba por ser o simbolismo do resultado.

Numa altura em que as sociedades (democráticas ou não) passam por acentuadas crises de valores, a escolha de Salazar parece mais um voto de protesto, um grito de alma, que vale a pena ponderar.

Não significa o desejo de regresso ao Portugal de Salazar, só possível num determinado contexto histórico. Mas há descontentamentos de muita ordem que geram cepticismo.

A credibilidade dos agentes políticos, por exemplo, é frequentemente posta em causa e nem sempre justamente. Mas tudo isso ajuda a alimentar uma sensação de falência do presente, aumentando, nalguns sectores, a aspiração à emergência de líderes fortes que ponham cobro a erros e a desvios.

Não acredito em homens iluminados. Mas é indiscutível que na Europa, em geral, há hoje em dia uma crise de lideranças. Muitos líderes europeus que ajudaram a dar forma à Europa não encontram sucessores à altura.

Por cá, vale a pena anotar que os políticos de maior sucesso foram aqueles que deram de si próprios uma imagem de autoridade. Sá Carneiro, embora em coligação, foi o primeiro a obter maioria absoluta para governar; Cavaco Silva conseguiu-a duas vezes apenas com o PSD; Sócrates foi o primeiro socialista a fazê-lo, também sem coligações.

São três políticos com uma imagem de liderança forte, cada qual a seu modo. Mário Soares, António Guterres ou Durão Barroso, políticos que não fazem da autoridade a sua imagem de marca, nunca atingiram a maioria absoluta. A autoridade não será uma receita infalível, mas é um aspecto que o eleitorado aprecia.
José Luís Ramos Pinheiro


Fonte: Correio da Manhã

Read more...

quarta-feira, 28 de março de 2007

para não dizer que não falei de mim

Read more...

domingo, 25 de março de 2007

fim de semana: futebol

Depois da segunda parte arrasadora de Portugal contra a Bélgica e de ler que o Brasil também goleou pelo mesmo placar (4-0) num amistoso com o Chile, só resta falar de futebol.

O time português foi espetacular em seus 45 minutos do segundo tempo como a muito tempo não via um time sendo. Isso depois do jogador belga ter dito que ia acabar com o Cristiano Ronaldo em dois minutos (acabar com as pernas, segundo comentaram). Quer conferir, neste vídeo aqui só estão os gols.



Uma segunda parte fantástica de Portugal deu ontem uma goleada sobre a Bélgica, por 4-0, com dois golos de Cristiano Ronaldo, outro de Nuno Gomes a abrir a contagem e ainda uma trivela de Quaresma do outro mundo. Uma noite cheia e em cheio e Stijnen quase que tinha razão – era preciso acabar com Ronaldo, mas não chegava, realmente.

Para ler toda: correio da manhã

Já a seleção nacional, eu não vi o jogo, também mostrou o seu valor e também ganhou por 4-0.

Read more...

sexta-feira, 23 de março de 2007

os médios portugueses

Ainda explorando o concurso "Os Grandes Portugueses", aqui uma encrete dos Gatos Fedorentos para eleger o mais indiferente dos portugueses. Porque este povo também gosta de rir de si mesmo.

Read more...

quarta-feira, 21 de março de 2007

primavera


E assim chega a primavera com muito vento, sol e frio. De qualquer maneira, sempre dá para mudar um pouco os ares.

Read more...

terça-feira, 20 de março de 2007

fa(c)to português

Esta deu no Jornal de Notícias em Portugal. O fa(c)to aconteceu em novembro, mas achei no blog catalisando. A seguir a notícia na integra, e logo depois link para o vídeo; parece uma daquelas histórias que se contam dos portugueses.

Entrou no túnel do metro "por distracção"
Condutor, residente fora do Grande Porto, alegou "desconhecer completamente" que havia metro entre o Porto e Gaia


O automobilista que entrou hoje de madrugada de carro num túnel do metropolitano do Porto, fê-lo por desconhecer completamente que havia metro na cidade, disse à agência Lusa fonte da PSP do Porto.

A fonte referiu que o condutor, residente fora do Grande Porto, alegou "desconhecer completamente" que havia metro entre o Porto e Gaia.

Segundo a fonte, ele não reparou na abundante sinalização vertical e horizontal existente ao longo de todo o canal na Avenida da República, em Gaia, proibindo o acesso ao mesmo.

"Isto só pode ter sucedido por absoluta distracção ou por grave negligência do condutor, uma vez que a proibição de acesso ao canal do metro está claramente evidenciada ao longo de toda a via" disse à Lusa, fonte do Metro do Porto.

Acrescentou que "estas situações podem suceder no Metro do Porto, tal como acontece condutores entrarem em auto-estradas na contramão, apesar da sinalização existente".

O automobilista, com cerca de 50 anos, entrou cerca das 06:50, no canal do Metro do Porto em Gaia, acedendo ao tabuleiro superior da Ponte D. Luís I, por uma via destinada à passagem de veículos de emergência.

Esta via, que foi criada para proporcionar um canal de acesso rápido para ambulâncias e veículos de bombeiros em caso de acidente catastrófico, tem como única saída, do lado do Porto, o túnel do metro.

"O objectivo é evitar que em caso de acidente, as ambulâncias ou os veículos de emergência tenham de fazer um grande desvio para atravessar o rio", explicou a fonte.

O canal do Metro à superfície está ao mesmo nível dos canais rodoviários, mas ao entrar nos túneis os carris passam a ficar salientes, assim como as travessas.

Este túnel começa à saída da ponte, para quem vem de Gaia, e desce para as na zona das estações de S. Bento e Aliados, na baixa do Porto.

"O mais incrível é que o condutor entrou no túnel e prosseguiu a sua marcha durante centenas de metros, aos solavancos, em cima dos carris e das travessas, só tendo parado 30 metros após passar a estação de S. Bento, já a caminho da estação dos Aliados", disse a fonte do Metro do Porto.

O metro do Porto circula em superfície em Gaia e na periferia da cidade e em túnel na zona da Baixa do Porto.

Devido ao incidente, a circulação do Metro do Porto esteve hoje de manhã condicionada entre as estações da Trindade e S. Bento, das 06:50 às 10:10, encontrando-se já restabelecida.

A fonte recordou que um já outro automobilista fez exactamente o mesmo percurso porque estava embriagado, o que não se verificou neste caso, de acordo com a PSP, que se limitou a levantar um auto sobre o sucedido, não tendo detido o condutor.

"Além das contra-ordenações previstas no Código da Estrada por ter desrespeitado toda a sinalização que impede o acesso ao canal do metro, o condutor deverá ser objecto de um processo de indemnização cível, pelos prejuízos decorrentes da paragem provocada no serviço do Metro do Porto, que não são tão poucos como isso, dado tratar-se de uma hora de ponta", disse a fonte da empresa.


Fonte: Jornal de Notícias
Link: Vídeo no blog CAT

Read more...

sexta-feira, 16 de março de 2007

portland, or


Portland é divertida, amiga, liberal e verde. Para amantes de esportes e ecologia, é uma das melhores experiências. Pena que não morei exatamente na cidade, mas nos seus subúrbios. Porque a grande atração da cidade é justamente a diversidade duma cidade, com a tranqüilidade e a simpatia que encontramos em lugares muito pequenos. Em Portland todos se sentem a vontade, seja de que parte do mundo for. Aproveite para o conhecer um pouco do Estado do Oregon, vale a pena e você vai ficar com uma impressão dos Estados Unidos diferente da maioria dos turistas.

Passeios - os melhores
Rose Garden: É o mais antigo jardim público dos Estados Unidos que ainda existe. Aliás, é a grande atração da cidade, que tem como símbolo a rosa e um festival cerebrando a chegada da primavera, o "Portland Rose Festival" que acontece há quase um século. De lá dá para ver a cidade e ali pertinho também pode conhecer o "The Japanese Garden".

Saturday Market e Old Town: Todos os sábados e domingos podemos ver um pouco do artesanato e da gente de Portland. Também tem área com comida de várias regiões do mundo. Mas uma coisa é certa, para comprar alguma coisa não é lá muito barato. Fica no lado velho da cidade, por isso, aproveitava para passear um pouco e conhecer Chinatown e a parte velha da cidade, "Old Town", e suas histórias de fantasmas.

Powell´s Book e Pearl District: É a maior livraria independente a vender livros novos e usados. Consegui muitos bons preços em livros ali. Também tem um acervo legal em outras línguas e palestras com escritores. Aliás, a livraria fica na área artística da cidade.



Starbucks e Nob Hill: a área nobre da cidade, envolta dos bons restaurantes, cafés e lojas sofisticadas. Também era lá, na Northwest 23rd Avenue, que encontrava as minhas amigas, mais especificamente na Starbucks, cafeteria que dispensa apresentações e já faz parte dos Estados Unidos como o Mc Donald´s.

Atrações nos arredores
Lake Oswego: É uma das cidades ao redor de Portland que vale a pena ver. Conhecida pelo seu lago (veja série 24h, segundo ano) e pelos seus restaurantes de luxo. A cidade é uma gracinha e os parques muito convidativos. Uma das coisas mais legais é o cinema de lá. Passei muitos dias por ali e recomendo.

Columbia River Gorge: região que fica entre o estado do Oregon e de Washington, mais a leste de Portland. De valor histórico, fica na rota de expedição de Lewis e Clark que entre 1804 e 1806 correram o oeste dos Estados Unidos até a costa do Oregon. Lá em cima, da Vista House, localizada no "Crown Point State Park", tem uma grande vista do rio. Outro ponto que vale a pena ver é a cachoeira, Multnomah.

Oregon Coast: Não é tão longe, e vale a pena dar uma olhada sempre no mar. A mais conhecida das praias é Canon Beach com suas pedras solitárias na areia e suas lojinhas simpáticas nas ruas. Manzanita Beach é uma praia larga, usada para cavalgadas no verão, e muita calma, a cidade é muito pequena e fora de verão bem vazia.

Links
Mapa de Portland.

Embaixada Americana: informações sobre vistos para planejar sua visita aos Estados Unidos.

Planeje sua viagem: pelo Yahoo ou pela Globo Viagem, informações sobre vôos, hotéis e pacotes para brasileiros. Para portugueses, sugiro o NetViagens.

Informações sobre o Oregon: planejamento para sua viagem a este estado maravilhoso.



Click for Portland, Oregon Forecast

Read more...

quarta-feira, 7 de março de 2007

culinária portuguesa


O melhor da culinária algarvia, sardinhas.
Foto do David, namorado da Didi.

Read more...

quinta-feira, 1 de março de 2007

Cristiano Ronaldo



Sim, ele é um dos craques mais conhecidos do mundo, a grande promessa e para alguns já o melhor jogador do mundo. Ah, ele é português e este mês Cristiano Ronaldo fez ensaio para edição da Vogue americana.
Para mais:
Mix Brasil - fotos
Cristiano´s profile

Aqui um vídeo com o melhor do Cristiano Ronaldo em campo.

Read more...

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP