campeonato português
Faltando três rodadas para o fim do campeonato português, o Porto já vai com quatro pontos de vantagem do Sporting e cinco, do Benfica. Sobra aos dois times parece disputar o segundo lugar e conseguir vaga garantida para aa Liga dos Campeões. E já que a esperança é a última que morre, torcer para dois tropeços do Porto. Será possível?
Benfica-Sporting: um «derby» para o segundo lugar
Mesmo que o não assumam publicamente, e que continuem a falar na possibilidade da conquista do título nacional de futebol, Benfica e Sporting sabem que o mais certo é estarem a jogar domingo, para o acesso directo à Liga dos Campeões.
«Leões» e «águias» entrarão em campo, para o seu compromisso da 27ª jornada da Liga portuguesa, já conhecedores do que o líder FC Porto fez na ronda, na deslocação ao Bessa.
Mesmo que perca com o Boavista, o FC Porto não cederá a liderança da prova, pois tem quatro pontos à melhor que o Sporting e cinco que o Benfica.
Se ganhar, fica sem mais «espinhos» na caminhada para a renovação, já que joga duas vezes no Dragão, com Nacional e Aves, até se podendo «dar ao luxo» de perder pontos na curta viagem a Paços de Ferreira.
A luta pelo segundo lugar, com o (relativo) prestígio de ser vice-campeão e o bilhete directo para a Liga dos Campeões, sem passar por uma pré-eliminatória, é, ainda assim, um estímulo forte para os dois «grandes» de Lisboa.
Com trajectórias diferentes ao longo da época - primeiro foi o Benfica a atingir a melhor forma, agora parece que é o Sporting, chegam a esta jornada praticamente igualados em pontos (vantagem mínima de «leões») e de goal-average (vantagem mínima de «águias»).
O Sporting, muito motivado, procura chegar ao sétimo triunfo consecutivo, e 15º jogo sem perder, mas também vingar a derrota de 0-2 na primeira volta.
Os «leões» perderam pela última vez este campeonato frente ao Benfica (2-0, em Alvalade, com golos de Ricardo Rocha e Simão) e as «águias» foram derrotadas na Luz, pela derradeira ocasião, também com o Sporting (3-1, na época passada).
O Benfica ainda não perdeu internamente no seu palco esta época (a excepção é o desaire com o Manchester United, para a LC), enquanto o Sporting não perde na qualidade de visitante, para o campeonato, há 16 meses (apenas «caiu» esta época no reduto do Inter de Milão, já campeão transalpino, para a Liga dos Campeões).
Do lado do Sporting, parece certo que Alecsandro, mesmo com um «hat-trick» na última jornada, vai ceder o lugar em campo ao jovem prodígio Yannick Djaló.
De fora fica também o uruguaio Bueno, lesionado, não apoquentando Paulo Bento praticamente mais nada. Ao contrário do que aconteceu no Dragão - onde foi brilhante - poderá contar com «pedras» tão basilares como Polga, Tonel e, claro, Liedson, que quinta-feira já treinou sem limitações.
As notícias vindas do Seixal, por seu lado, apontam desde já para a recuperação de Simão Sabrosa, o «abono» do Benfica nesta época, que esteve diminuído por tendinite.
O cenário não é tão favorável para o eixo da defesa, onde o internacional brasileiro Luisão continua a ser uma incógnita, tendo treinado à parte dos seus companheiros.
Luisão não joga desde o confronto com o PSG, a 08 de Março, no que tem sido uma oportunidade para David Luiz marcar pontos nas preferências de Fernando Santos.
De qualquer forma, a Luz vai encher para ver os «astros» dos dois emblemas, mesmo que o campeonato pareça pouco mais que uma miragem, por bandas da Segunda Circular de Lisboa.
Fonte: Diário Digital / Lusa
O último confronto na 12ª jornada, deu Benfica, veja no vídeo, e agora o que vai dar?
0 comentários:
Postar um comentário