"the edge of a dream all seems so real"
Comecemos nosso passeio pelos faróis do Algarve, neste segundo post, vamos conhecer um pouco do Farol de Alfanzina e da vila de Carvoeiro. Antes, expliquemos a constituição dum farol, que tem quatro elementos principais: um pedestal de tamanho variável, que é uma torre situada num promontório (falésia, elevação), construído em pedra, metal ou madeira; uma lâmpada que emite luz; um sistema óptico que reflecte essa luz até ao horizonte e uma lanterna, que protege a lâmpada e a óptica das intempéries.
Calmo, placidamente sob o mar do Algarve, este farol não é o mais bonito, nem o mais importante, ou mesmo o primeiro em qualquer coisa, mas é aquele que, de não encontrar, inventou a nós uma idéia, a de conhecer todos os faróis de Portugal. Da primeira vez, só vimos a sua luz a nos indicar. Somente numa segunda vez, de mapa na mão, o encontramos. É, ele não é muito sinalizado, mas sem dúvida nenhuma essa é até uma vantagem. Não o dividimos com muitos visitantes que sempre estão comumente ao redor dos faróis, e sempre apreciamos uma linda vista do mar e da costa do Algarve.
O Farol de Alfanzina fica em Carvoeiro, na freguesia de Lagoa. Se o Farol, pequenino, rodeado pela vegetação rasteira próxima das falésias, não vale a visita, o espectáculo visual que é a rendilhada costa do Carvoeiro, onde as suas bizarras formações rochosas escondem dezenas de grutas e outras tantas praias desertas de acesso impossível certamente vale. Encravada perto dali está a simpática vila de pescadores do Carvoeiro, que, desde há uns anos, se transformou numa verdadeira atracção turística.
A povoação, muito branca e luminosa, dispôs-se em anfiteatro nas arribas circundantes, aliado aos coloridos barcos dos pescadores que partilham o areal com os banhistas, a primeira sugestão são os caminhos pedonais e miradouros existentes no topo das arribas oferecem oportunidades de passeio e magníficas vistas sobre o oceano. Outra dica fudamental é visitar as praias ao redor do farol e pela freguesia, eu recomendo a praia do Carvalho, próxima do farol, e a dos Caneiros. A última dica, se estiver no município durante o mês de Agosto, entre os dias 22 e 31, é visitar a Fatacil, a 29ª edição de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria, a maior feira e mais popular "feira" região.
Para saber mais sobre o Farol de Alfanzina e onde fica: Faróis Visto por Fora.
Foto Farol: Dulce Nascimento
Foto Carvoeiro: Hans-Peter Merten
0 comentários:
Postar um comentário