"no lindo lago de amor"
O pequeno Farol da Ponta da Piedade guarda uma bela vista, mas não a calmaria. É que este farol se encontra em ponto de rota turística pelas falésias de Lagos, freguesia de Faro, o que é comprovado por um café situado logo ao lado e uma loja de lembrancinhas. Um bom passeio ao redor é feito, mas algumas vezes com o incómodo de pessoas a andarem apressadas antes que saia o autocarro. Fora isso, nada parece destruir uma das mais belas paisagens algarvias com as formas das falésias, esculpida pelo mar e pelo tempo formando um cenário edílico recortado pelo azul esverdeado do oceano Atlântico.
A cidade de Lagos vale uma visita a pé ao seu comércio alternativo aos centros comerciais circundado pelos muros do Castelo dos Governadores que conserva pouco da sua construção inicial, tendo sofrido muitas alterações ao longo do tempo. Na Praça do Infante, onde uma estátua fixa o mar numa calçada trabalhada em ondas azuis, a Igreja de Santa Maria vira a sua fachada à esplanada. Também pode se apreciar a fachada do Armazém Regimental e o Mercado dos Escravos, espaços actualmente utilizados para exposições de arte. À direita, a rua que leva a uma das zonas mais antigas da cidade.
Como o verão é época de praia, aproveite para um passeio de barco para admirar as famosas falésias. Ou se preferir as areias, convido-lhe a conhecer a praia Dona Ana, turística, ou Boneca, pequenina, e fará o mesmo em terra. Entre 14 de Junho e 7 de Setembro, Lagos é um dos municípios que receberá o Programa ALLGARVE 08 Arte Contemporânea (os outros são Faro, Lagoa, Loulé, Portimão e Albufeira) que inclui sete exposições e envolvem 59 artistas portugueses e estrangeiros. No Centro Cultural de Lagos está prevista a exposição Mundos Locais: Espaços, Visibilidades e Fluxos Transculturais.
Para saber mais sobre o Farol da Ponta da Piedade: Faróis Visto Por Fora
Para saber mais sobre o Programa ALLGARVE 08 Arte Contemporânea: Turismo de Portugal
Foto do Farol: Dulce Nascimento
Foto de Lagos: Richard Elliott
0 comentários:
Postar um comentário