terça-feira, 21 de agosto de 2007

brasil "vende a Amazônia" sob a capa de projetos de desenvolvimento

"O governo brasileiro foi acusado de vender grandes porções da floresta tropical amazônica --entre as quais o mais velho parque nacional de preservação ecológica-- a empresas madeireiras inescrupulosas, sob o disfarce de um plano ineficiente de desenvolvimento sustentável.

Luiz Inácio Lula da Silva chegou à presidência em 2003 com a promessa de assentar 400 mil famílias de sem terras em seu mandato de quatro anos, uma meta pouco realista que ele é acusado de só ter conseguido realizar por meio de acordos de último minuto antes de sua reeleição, no ano passado.

Uma investigação de oito meses sobre a trapaça de terras, conduzida pelo Greenpeace, revelou que a agência brasileira de reforma agrária, Incra, estabeleceu grandes assentamentos em áreas florestais, em lugar de posicioná-los em áreas já desmatadas, e os povoou com famílias urbanas que imediatamente venderam os direitos de exploração madeireira às grandes empresas do setor.

"Em lugar de ajudar, os esforços oficiais estão na verdade criando mecanismos que garantem às madeireiras um suprimento de matéria-prima. Isso abre as portas a destruição ainda maior da floresta e a alterações climáticas mais intensas", disse André Muggiati, do Greenpeace.

Em 2006, o Incra criou 97 "projetos de desenvolvimento sustentável" (PDS) em Santarém, na região oeste do Pará, um dos Estados da Amazônia, em áreas de floresta primária muito procuradas pelas madeireiras. Os assentamentos ocupam uma área de 2,2 milhões de hectares, e 33,7 mil famílias foram designadas para ocupá-los.

"Todos esses assentamentos foram criados nos três últimos meses do ano passado", diz um funcionário do Incra. "Era o final do primeiro mandato de Lula, de modo que ele tinha de realizar as metas. Foram os políticos que se beneficiaram do sistema PDS".

Em outubro de 2006, Lula conseguiu a reeleição".

SOPHIE MORRIS
do Independent, em Santarém


Para ler mais: Folha Online

2 comentários:

Anônimo,  29 de janeiro de 2008 às 15:28  

Parabés pela matéria! Você está absolutamente correto.
Sou seu colega aqui no Blogblogs e publiquei hoje, no meu blog "Debata, Desvende e Divulgue" (http://debatadesvendeedivulgue.com/blog/), um artigo semelhante ao seu intitulado: "Viões da Amazônia - Madeireiras".

No referido artigo, as denúncias são semelhantes às que vc faz. Visite-nos e lei o post.

Abs!

Anônimo,  29 de janeiro de 2008 às 15:33  

Em tempo: Também somos colegas aqui no Blogger. Tenho aqui um outro blog denominado "Formou - Disseca e Publica!" (http://Formou-dissecaepublica.blogspot.com/), onde também abordo assuntos semelhantes ao que vc levantou (consulte!)

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP