net emprego com oferta para imigrantes
O site NetEmprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai estar disponível para os imigrantes com as ofertas de emprego que não tenham candidatos portugueses ou oriundos da União Europeia num prazo de 30 dias. É a forma que o Governo encontrou para abrir as portas à imigração legal, o que está dependente das quotas definidas previamente pelo Ministério do Trabalho. Mas ainda falta regulamentar a lei da imigração que entra hoje em vigor.
"O Ministério do Trabalho e da Solidariedade está a fazer um levantamento das necessidades de mão-de-obra estrangeira para apresentar ao Conselho Económico e Social. Será um contigente global para ser preenchido enquanto houver empregos disponíveis", disse ao DN o secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães. Ou seja, as ofertas de emprego serão disponibilizadas para os estrangeiros enquanto não forem preenchidas as quotas. Se os interessados forem aceites pela entidade empregadora, terão de pedir um visto de residência na embaixada portuguesa no seu país de origem.
Esta é uma das poucas formas de entrar legalmente em Portugal, mesmo com a nova lei. E essa é a principal crítica que as associações de imigrantes fazem à nova legislação, esperando pela regulamentação da mesma para perceber se os ilegais terão, ou não, mais hipóteses de se legalizarem.
Para ler mais:
Diário de Notícias
0 comentários:
Postar um comentário