brasil e portugal em festival viva américa
Os portugueses The Gift e o brasileiro Carlinhos Brown integram o elenco de artistas que participam, entre os dias 05 e 14 de Outubro, na edição inaugural do festival VivAmérica.
Nascido em 1994, os The Gift surgiram inicialmente como projecto paralelo dos Dead Souls, banda de então de Nuno Gonçalves e Miguel Ribeiro. De dois, os The Gift passaram a uma banda de quatro elementos com a entrada de Ricardo Braga e de Janita para vocalista, que permaneceria no grupo por um curto período e daria o seu lugar a Sónia Tavares, pouco tempo depois. Basicamente uma banda pop-rock, os The Gift cantam em inglês e português e fazem bastante sucesso em Portugal e, agora, em Espanha. Para quem não conhece vale a pena conhecer um pouco mais desta banda.
Carlinhos Brown, que transformará a capital madrilena no dia da iberoamérica com uma grande marcha, é cantor, compositor e um grande percussionista baiano. Carlinhos tornou-se um dos instrumentistas mais requisitados da Bahia no início da década de 80. Foi um dos criadores do samba-reggae e, em 1985, fez parte da banda de Caetano Veloso no disco Estrangeiro. Na década de 90 projetou-se nacional e internacionalmente como líder do grupo Timbalada.
O festival, que incluirá vários eventos culturais, tem previstos debates políticos e sociais sobre temas do espaço iberoamericano, nos quais deverão participar o primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, responsáveis do governo madrileno e o ministro da Cultura brasileiro, Gilberto Gil.
Além dos The Gift e de Brown, estão ainda agendadas actuações do colombiano Carlos Vives, dos cubanos Van Van e Niños de Candeal, do mexicano Armando Manzanero e dos colombianos Aterciopelados.
O novo festival dará grande espaço à literatura ibero-americana com mais de 50 escritores, entre eles o peruano Alfredo Bryce Echenique, o colombiano Álvaro Mutis e o chileno Luis Sepúlveda; e ao cinema com exibição de obras de realizadores como o argentino Darío Grandinetti, o cubano Juan Carlos Tabío e o mexicano Arturo Ripstein.
0 comentários:
Postar um comentário