quarta-feira, 26 de setembro de 2007

quando a saudade de doces aperta


Começamos a falar de doces e a fome aumentou, agora saudades dos doces de minha terra: quindim.

Sempre fui uma grande apaixonada por doces ao qual o brigadeiro sempre fez parte importante duma lista. Eu até faço bons brigadeiros e, sejamos sinceros, bons brigadeiros comprados nas pastelarias somente mesmo no Brasil. Porém, de brigadeiros eu não sinto tanta falta ou de cocadas e afins são doces que eu faço com certeza, mas quindins estes sim.

Quindim é um doce brasileiro, original do Nordeste que tem como ingredientes gema de ovo, açúcar, farinha de trigo e coco ralado. Normalmente o doce, pode ser preparado preparado em formas pequenas como aquelas de empadinhas ou em formas grandes de pudim, práticos para comer a tarde no lanche. Aqui até tem, às vezes com o nome diferente, eu sempre o chamo de quindim e de algum modo sou atendida, mas ainda não comi nenhum como aqueles que eu comia no centro do Rio de Janeiro, ou os da minha infância.

Ingredientes:
1/2 receita dá 24 quindins
200 gr de côco (1 côco);
20 gemas;
1/2 kg de açúcar;
50 gr. de manteiga.

Modo de Fazer:
Passar o coco por uma peneira, misture o resto dos ingredientes mexendo sempre e bem.

Forma untada com manteiga e açúcar (o Karo ainda é melhor, etiqueta vermelha).

Assar em banho maria, forno quente.

Para desenformar, deixar esfriar.

Fonte: Saborosas.com

1 comentários:

Anônimo,  1 de novembro de 2007 às 23:37  

Olá, você saberia dizer onde encontrar Karo aí em Portugal?

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP