verão fresco 2007
Segundo informação do Instituto de Meteorologia os meses de “Junho, Julho e Agosto deste ano apresentaram as temperaturas médias do ar mais baixas dos últimos vinte anos, em Portugal Continental". E os portugueses aproveitam para reclamar de tanta frescura.
O Instituto de Meteorologia Português adianta que “quando comparadas as temperaturas médias registadas neste Verão com as médias verificadas desde 2001 a diferença atinge menos 1,9º em termos médios”. No Verão deste ano também não se verificou nenhuma onda de calor, um fenômeno que não se registava desde 1997.
A chuva que caiu foi igualmente atípica sendo a estação classificada como chuvosa, com valores de cerca de 50 por cento superiores à média de 1971/2000. Isto quer dizer que, o Verão de 2007 é o mais chuvoso do século XXI.
Para além dos dias frescos e com chuva que marcaram este Verão, também o vento esteve bem presente. A tal ponto que a água do mar arrefeceu cerca de três graus para o habitual nesta época do ano, ou seja, registaram-se a norte temperaturas de 14º e de 19º no sul. A explicação para este arrefecimento resulta da orientação do vento, que impediu a chegada à nossa costa de águas mediterrânicas.
A principal causa para um Verão fresco que em alguns locais obrigou mesmo ao uso de galochas resulta da posição do anticiclone do Açores. Posicionado mais próximo dos Estados Unidos, o anticiclone foi incapaz de atrair para Portugal os ventos quentes do Interior da Europa e Norte de África.
Fonte: Correio da Manhã
Foto: Philipe Cheng
0 comentários:
Postar um comentário