festival português de "making of" premia filme brasileiro
O documentário brasileiro "Mulheres do Brasil", de Malu di Martino, venceu no sábado o grande prêmio do 1º Making Of* Film Festival (MOFF), que ocorreu na cidade portuguesa de Santarém.
O 1º MOFF, Making of Film Festival, aconteceu entre os dias 1º e 8 de setembro. O making of do filme brasileiro - que tem no elenco entre outras: Camila Pitanga, Dira Paes, Bete Coelho, Débora Evelyn - foi o vencedor em uma competição que incluía ainda outros oito longas.
O longa-metragem “Mulheres Do Brasil”, de Malu Martino, mostra a trajetória de cinco mulheres que batalham por seus sonhos em cinco cidades brasileiras. Telma, uma porta-bandeira que enfrenta problemas do cotidiano para manter a tradição carnavalesca da família; Laura, de 45 anos, luta para voltar ao mercado de trabalho de São Paulo; Esmeralda, uma baiana fiel a Deus que apresenta mudanças de personalidade e age como anjo e demônio; Ana, uma jovem universitária de Maceió que decide rever sua filosofia de vida ao conhecer um casal formado por um pescador e uma rendeira; e Martileide, uma garçonete curitibana inconformada com a pobreza em que vive e que, ao escutar a voz de um locutor de rádio, retoma a esperança de uma vida melhor, são as mulheres do Brasil retratadas.
O Prêmio Especial do Júri, destinado ao making of mais inovador e arrojado, foi para o islandês "Ira dos Deuses" (Wrath of Gods), de Jon Gustafsson, e o Grande Prêmio Cidade de Santarém, resultante de uma votação do público, para o making of espanhol "Para que no me olvides", de Cecília Barriga.
Fora da mostra competitiva, a cidade portuguesa acompanhou a exibição de oito clássicos do cinema, como "8 e 1/2", de Federico Fellini, "O Desprezo", de Jean-Luc Godard", "O leopardo", de Visconti e "Hollywood ending", de Woody Allen.
Segundo diretor do festival, Francisco Bravo Ferreira, o Moff contou com uma assistência média de 300 espectadores/dia, nas duas praças, uma com a exibição dos oito making of em competição e os respectivos filmes e outra com a passagem de oito "lendas do cinema".
O director do festival revelou também que a continuidade do Moff está apenas dependente da vontade da autarquia - a que se juntarão outros patrocinadores de vulto já contactados -, mas frisou que o certame "tem um imenso potencial de crescimento", e que pode, inclusive, colocar no mapa turístico a divulgação do excepcional património gótico da localidade ribatejana.
Na sessão de encerramento, além da entrega dos troféus - uma placa acrílica redonda dentro de uma bobina de cinema e uma taça de cristal (esta para o prémio Cidade de Santarém) - e da exibição dos making of vencedores, foi exibido também um making of do próprio MOFF.
O 1º MOFF contou com a participação de making of de Portugal, Brasil e outros quatro países (Espanha, Reino Unido, Canadá e Islândia).
* ''Making of'' é um termo em inglês que designa um documentário de bastidores, ou seja, que registra em imagem e som o processo de produção e realização de um filme.
Fontes: Agências Lusa e Estado
0 comentários:
Postar um comentário