associação para estudar literatura africana foi criada no rio de janeiro
Escritores e investigadores de expressão portuguesa decidiram criar uma associação para estudar a literatura, história e cultura de África.
Escritores e investigadores de língua portuguesa decidiram criar, durante um encontro sobre literaturas africanas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma associação internacional de estudos de literatura, história e cultura africana.
Este é um grande passo dado pelo III Encontro de Professores de Literaturas Africanas, que decorreu semana passada com um número expressivo de escritores de países africanos,
De acordo com a académica da UFRJ Teresa Salgado, esta iniciativa deverá incrementar os contactos entre os especialistas e escritores e incentivar a divulgação das literaturas africanas no Brasil. «É um momento de esperança. Vemos aqui pesquisadores e autores com vontade de mudar o panorama de pouca visibilidade das literaturas africanas no meio literário brasileiro», assinalou Teresa Salgado.
Cerca de 500 pessoas participaram no encontro no Rio de Janeiro, cujo tema é Pensando África: crítica, ensino e pesquisa. Em foco estão obras de escritores africanos como Mia Couto, Pepetela e Germano Almeida, a literatura de autoria feminina e o ensino de literaturas africanas de língua portuguesa no Brasil.
Escritores que hoje são pouco conhecidos no Brasil teriam a oportunidade de maior visibilidade. Talvez seja uma oportunidade do Brasil se abrir a outra culturas além das de línguas inglesas.
0 comentários:
Postar um comentário