sexta-feira, 9 de novembro de 2007

uma viagem de trem para esquecer


Viajar de avião é mais rápido e mais fácil, mas nada acaba com a magia de ver uma cidade pela janela. Para esquecer ou lembrar, impressões sobre uma viagem de comboio.

Para esquecer saí de Lisboa, para esquecer fui parar em Paris para passar três dias. Saí daqui de comboio para encontrá-la nos seus dias de folga. Como precisava sair de Lisboa com pressa, sob o risco de enlouquecer, resolvi encarar 24 horas duma viagem de trem. Cheguei a Estação Oriente, enorme, a modernidade em Portugal e encarei com coragem horas passadas num vagão a ser dividido com seis pessoas. Quando entrei, encarei com coragem o cubículo.

Saindo de Lisboa, erámos apenas três pessoas, chegamos a Espanha já com seis. E o problema do espaço cheio seria uma tortura pela noite para dormir. Não consegui. Fiquei pelos corredores a vigiar a noite escura espanhola.


Antes disso, de ser tarde demais, oito pessoas conversando - melhor, sete, porque tinha o senhor silencioso - numa mistura de inglês, espanhol, português e brasileiro. Tinha um brasileiro entre nós que somente descobri na entrada para a Espanha. Depois de aborrecidos pela polícia e com a entrada dum simpático senhor espanhol a conversa pareceu fluir entre culturas até ficar bem tarde para qualquer conversa e, bem cedo, para alguém deixar alguma espaço vazio para invadirmos a dormir.

Além de pensar muito, vi diversas cidades belas que adoraria visitar: Salamanca, Biarritz e principalmente San Sebastián. A viagem pela Espanha durante a noite foi encantadora. Ainda me lembro de chegar, quase ao amanhecer a San Sebastián e ficar com aquela imagem da praça principal vista pela janela. Para esquecer, eu não sei de quê, mas para lembrar para sempre daquela imagem de San Sebástian na minha cabeça.

Da França, pela manhã, depois da troca por trens muito mais confortáveis, eu lembro apenas nas terras e árvores. Não tenho uma impressão formada além daquele pedacinho de Hedaye, ainda em Espanha, até Biarritz. Do resto, do resto eu me lembro.

Outras informações: cp.pt
Fotos: Dulce Nascimento

0 comentários:

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP