quarta-feira, 21 de novembro de 2007

tensão entre imigrantes brasileiros e portugueses


Na semana passada foi lançado o livro Imigração Brasileira em Portugal, Identidades e Perspectivas, da brasileira Benalva da Silva Vitório, na Casa da América Latina, em Lisboa.

A brasileira afirma que existe uma tensão "subtil" entre portugueses e brasileiros. "O motivo desta tensão deve-se à situação do brasileiro em Portugal, muitos sem documentos, sujeitos a qualquer tipo de trabalho, como o das mulheres brasileiras nas casas de alterne". E acrescenta: "A permanência dessa tensão depende dos dois lados: do brasileiro, que deve conhecer as regras da imigração; e do português, que deve conhecer o contexto do imigrante, rompendo com os estereótipos".

Esta pesquisa sobre a imigração brasileira em Portugal ainda revela que, para os portugueses, a imagem das mulheres brasileiras está relacionada ao sexo e dos homens à falta de compromisso e à malandragem. Para a autora da pesquisa, "a brasileira é vista como menina de programa". Segundo ela, essa imagem está relacionada às campanhas de turismo promovidas fora do Brasil. Também a imagem dos homens brasileiros também segue estereótipos e revela uma visão negativa. "Os homens são vistos como malandros, que fazem muito barulho e não cumprem compromissos", disse a autora.

EL DORADO PORTUGUÊS
O imigrante brasileiro da segunda vaga (1997-2004), sem qualificação profissional, segundo a autora, parte sem conhecimento sobre o país de destino, cheio de esperança de encontrar o El Dorado: ganhar dinheiro, pagar as dívidas contraídas no Brasil e voltar para casa, com o futuro garantido. O que nem sempre acontece.

O imigrante que ganha 600 euros para sobreviver em Portugal e ainda mandar dinheiro para a família no Brasil, sobrevive a trabalhar de forma nem sempre legal, correndo ainda o risco de ser apanhado por falta de documentos e a vergonha da deportação, diz Benalva Vitorio. Alguns [deportados] tentam voltar novamente, mas a maioria desiste da aventura.

De acordo com o estudo, os brasileiros que emigram para o país não conhecem a cultura portuguesa e pensam que, devido à língua, Portugal é como o Brasil. Para Benalva, a falta de conhecimento dos brasileiros sobre Portugal se deve, em parte, ao ensino das escolas brasileiras. "Na escola, estuda-se até a independência. Passou de 7 de setembro de 1822, acabou. Não ensinam a geografia ou a história dos dois países", afirmou a autora.

Ela conta que o primeiro choque cultural acontece ao chegar a Portugal, quando os imigrantes enfrentam as primeiras diferenças. Segundo a autora, muitos chegam sem noções básicas sobre a economia do país e sobre a tramitação necessária para se obter documentos. "É muito difícil admitir que a idéia foi um erro, que não está dando certo. Por isso, os imigrantes se submetem a qualquer situação. Muitos vivem em condições mínimas de sobrevivência", relatou Benalva.

A pesquisa é parte dum livro que reúne alguns dos resultados de um projecto de pós-doutoramento desenvolvido no Instituto de Estudos Jornalísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no qual a autora desenvolveu uma análise de processos identitários associados à imigração brasileira em Portugal.

A partir de discursos e representações veiculados por 50 brasileiros (30 homens e 20 mulheres) em entrevista aberta, na cidade de Lisboa, e pela análise dos discursos veiculados pelos jornais Público e Jornal de Notícias, no ano de 2003, referentes aos imigrantes brasileiros, a também professora na Universidade Católica de Santos, no Brasil, diz que os resultados obtidos no que diz respeito à transformação cultural, "comprovam que o imigrante se torna outro brasileiro, com a experiência no contacto com o outro".

0 comentários:

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP