segunda-feira, 8 de outubro de 2007

doclisboa 2007 apresenta doc brasileiro


“Um festival mais político do que nunca”, foi assim que o director artístico Sérgio Tréfaut apresentou o DocLisboa 2007 que se realiza entre os dias 18 e 28 de Outubro, e tem a participação do doc brasileiro "Santiago" na secção competitiva internacional.

Mantendo a sua tendência de crescimento, o V DocLisboa conta nesta sua quinta edição com cerca de centena e meia de filmes (distribuídos entre as secções competitivas, secções temáticas e retrospectivas) que serão exibidos na Culturgest e nos cinemas Londres e São Jorge.

A apresentação em ante-estreia nacional de "Sicko", o filme em que Michael Moore faz uso do seu humor corrosivo para expor as debilidades do sistema de saúde norte-americano, é um dos destaques desta edição. Também em ante-estreia no DocLisboa vai estar "Zidane", um documentário de 90 minutos, a duração de um jogo com o Real Madrid durante o qual 17 câmaras, em lugar de fazerem o acompanhamento vulgar da partida, se centram apenas no futebolista.

O doc brasileiro "Santiago" participa da secção competitiva internacional. O doc de João Moreira Sales regressa ao material rodado num primeiro documentário sobre o mordono Santiago e tenta fazer um filme sobre a identidade, a memória e a própria natureza do documentário. Mas acaba também por construir uma homenagem (em forma de penitência) ao falecido mordono, figura tutelar da sua infância, transformando a obra no mais curioso dos auto-retratos.

A programação também conta com muitos dos filmes que marcaram presença nas mais recentes edições dos festivais norte-americanos de Sundance e Tribeca. Dentro da produção documental norte-americana encontram-se inúmeras obras sobre a situação do Iraque, algumas das quais levadas a cabo por pessoas com ligações directas ao país, como é o caso de "My Country, my country" de Laura Poitras, uma iraquiana naturalizada americana que regressa ao seu país de origem para filmar os preparativos para as eleições após a queda de Saddam Hussein, centrando-se no quotidiano do seu pai, um médico sunita que descobrimos na prisão de Abu Graib. O filme é um dos nomeados para o Óscar de Melhor Documentário em 2007.

Outro nomeado para os Óscares é "Taxi to the Dark Side" o documentário de Alex Gibney sobre a alteração da política norte-americana em relação à tortura que marcará a abertura do festival. Para o fim haverá lugar para a exibição de "Rebellion, the Litvinenko Case", um filme denuncia contra o Estado Russo realizado por Andrei Nekrasov, um amigo do ex-agente dos serviços secretos russos assassinado; e para "When the Levees Broke: A Requiem in Four Acts" o filme de Spike Lee sobre a destruição de Nova Orleães na sequência do furacão Katrina.

O encerramento do DocLisboa será marcado pela MaratonaDoc que terá lugar ao longo de um dia no cinema São Jorge e contará com a apresentação de um documentário de 4 horas sobre Andy Warhol realizado por Ric Burnes.

Fonte: Expresso

2 comentários:

Anônimo,  8 de outubro de 2007 às 11:24  

Adoro estas iniciativas...

aqui em Roma esta para começar um fesival de cinema....
O negocio é aproveitar estas iniciativas--

gi, Roma

Anônimo,  8 de outubro de 2007 às 16:31  

Oi Dulce, amei seu blog que esta entre os favoritos no blog de uma amiga e acabei adotando. Adoro acompanhar notícias sobre cinema, música e entre minhas grandes paixões e conhecer Lisboa. Assisti aos últimos trabalhos de Michael Moore com todo seu humor corrosivo, como vc diz, consegue ser bem sucessido pelo teu profissionalismo.

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP