quinta-feira, 11 de outubro de 2007

matriz lusa em exposição no rio de janeiro


A partir de 11 de outubro podemos conhecer um pouco da nossa matriz portuguesa e do Portugal pré-1500 em exposição “Lusa - a matriz portuguesa” no Centro Cultural Banco do brasil do Rio de Janeiro.

Em comemoração aos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil que será em 2008 uma série de eventos serão realizados. Neste mês será inaugurada no Rio de Janeiro a exposição “Lusa - a matriz portuguesa”. São mais de 160 peças de 43 instituições portuguesas que pela primeira vez fazem parte de uma mostra na capital fluminense.

A exposição acontecerá entre 18 de outubro e 10 de fevereiro de 2008 no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. Esta mostra faz parte de uma trilogia criada pelo CCBB, iniciada com “Arte da África”, e continuada com “Antes - Histórias da Pré-História”. Agora ela prossegue trazendo os portugueses na formação da cultura brasileira.

Tratando das origens de Portugal, desde a pré-História até 1500, abordando povos antigos, o domínio romano, a presença cristã, judaica e árabe, o período de formação das fronteiras do país, até ao apogeu da era dos descobrimentos marítimos.

Para contar tudo isso, a exposição traz peças em mármore, pedra, ouro, azulejo, pintura, escultura, achados arqueológicos, mapas, além dos elementos multimídia sobre a formação da língua portuguesa, a arquitetura e a paisagem portuguesa.

A produção desta exposição está a cargo de especialistas brasileiros e tem a curadoria a cargo de responsáveis por museus portugueses e outras entidades públicas e privadas de Portugal, como a Biblioteca Nacional, a Torre do Tombo e a Fundação Calouste Gulbenkian.

A mostra conta com 39 tesouros nacionais de Portugal, que nunca atravessaram o Atlântico e, muitos deles, jamais deixaram o país, e para isso receberam autorização expressa da Ministra da Cultura de Portugal, Isabel Pires de Lima. Exemplos disso são um guerreiro celta de granito (provavelmente do século I a.C), com quase dois metros de altura, e uma tonelada; e o torques, um colar de ouro maciço, em forma de ferradura, usado por esses guerreiros.

O Museu Nacional de Arqueologia é o que enviou mais peças para a mostra, entre elas, um esqueleto humano proveniente de Alcácer do Sal. Do Museu Nacional de Arte Antiga, o público poderá ver uma escultura da Santíssima Trindade em pedra, datada dos séculos 15-16, e uma escultura da Virgem com o Menino Jesus em calcário policromado, datada de 1450-1475.

“Lusa – A Matriz Portuguesa” busca levar o público a uma fascinante imersão nas origens de Portugal, desde a pré-história até 1500, abordando os povos antigos, o domínio romano, as presenças cristã, judaica e árabe, o período de formação das suas fronteiras, chegando ao apogeu do país, com a era dos descobrimentos.
A mostra será composta de peças em pedra, mármore, cerâmica, ouro, azulejos, pinturas, esculturas, achados arqueológicos, mapas e componentes multimídia sobre a formação da língua portuguesa, bem como a arquitetura e a paisagem de Portugal.

No centro da rotunda haverá uma instalação construída em torno de uma das únicas palavras que permaneceram na língua desde o período mais ancestral, anterior à chegada dos romanos: cama. Uma gigantesca cama sonora de 32 metros quadrados permitirá que os visitantes, deitados nela, escutem as diversas sonoridades lingüísticas que formam o universo da língua portuguesa, como o árabe, o latim, as raízes indo-européias, e palavras indígenas do Brasil e africanas.

No primeiro andar estarão as salas históricas, abordando os períodos e influências religiosas: Pré-história, Romano, Alta Idade Média, Islâmico, Cristão e Judeu. Há ainda um ambiente, o Pátio, que serve como sala para consulta de referências literárias e musicais, assim como espaço educativo e painel com linha do tempo organizada.

No segundo andar estarão as salas temáticas, que abordam assuntos que foram centrais na história portuguesa: as Descobertas Científicas, os Descobrimentos e a importância do Comércio e da Língua. A narrativa dos fatos históricos, linear e cronológica que existia no primeiro andar ganha nesse andar um sentido transversal e interdisciplinar.

No espaço dedicado à Língua e ao Comércio, grandes estantes cobrirão três paredes, contendo potes de vidro com produtos, materiais, alimentos e especiarias que marcaram a história do comércio do país, e se tornaram elementos cotidianos imprescindíveis na sociedade e na língua.

Os potes têm legendas com o nome do conteúdo, o significado, a etimologia e seu aporte cultural. Na quarta parede, outra grande estante conterá livros fundamentais para entendermos a formação lingüística e cultural do português, como os “Lusíadas” e “A formação do Estado de Portugal”, primeiro documento escrito em português. São edições fac-símiles que o publico pode consultar livremente.

Ainda no segundo andar haverá um espaço dedicado à projeção de vídeos com depoimentos de expoentes historiadores, arqueólogos e lingüistas que explicam e colocam em perspectiva a formação de Portugal e sua matriz miscigenada, tendo ao fundo imagens dos lugares, paisagens, objetos e obras de referência que ilustram o riquíssimo roteiro da mostra.

Os curadores da exposição são Jorge Couto (Descobrimentos), Ivo Castro (Língua), Cláudio Torres (Medieval islâmico), Luís Raposo (Pré-História), Conceição Lopes (Período Romano), Santiago Macias e Paulo Almeida Fernandes (Paleocristão/visigótico), Maria José Ferro Tavares (Judeus) e José Custódio Vieira da Silva (Medieval cristão).

Fonte: CCBB

2 comentários:

Anônimo,  12 de outubro de 2007 às 08:19  

Oisss...
Ainda nao conheòo estas "bandas" espero começar com suas fotos..rsss
Entao.... vamos esperar o "babbo natale"...
Bjos!

Gioconda

Anônimo,  1 de novembro de 2007 às 05:03  

Fui lá hoje. A exposição está ótima, algumas peças sãm verdadeiros tesouros. Eu prefereria ver explicações mais extensas, contextualizando as peças e tudo o mais; mas também sou provavelmente a única pessoa no Rio que lê os cartãozinhos explicativos.

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP