sexta-feira, 12 de outubro de 2007

mariza e o novo fado português


Assim como Vasco da Gama lançou-se a descobrir caminho pelo mundo, Mariza anda a espalhar o fado por este mesmo mundo descoberto.

O fado andava escondido em Portugal desde da morte de Amália Rodrigues e os portugueses podem até dizer que outras cantoras e cantores continuavam por aqui a cantar, e andavam, mas antes de Mariza eles se restringiam a estes pequenos muros portugueses.

O fado nasceu no século XIX nos distritos de Alfama e Mouraria onde moravam as famílias dos marinheiros e pescadores. Alguns musicólogos dizem que com a volta da família real do exílio no Brasil, muitos brasileiros e afro-brasileiros vieram a Lisboa e teria contribuído na formação deste género musical portugueses. A primeira fadista conhecida foi Maria Severa uma prostituta que teve um affair com o Conde de Vimioso que introduziu o fado na alta sociedade. Depois apareceu Amália Rodrigues que trouxe novas inspirações ao fado.


Mariza também carrega o mix do fado, filha de mãe moçambicana com pai português. Mariza é uma moçambicana com a alma moldada na Mouraria - “vivi num bairro típico de Lisboa e sempre cantei o fado, eu sei o que é, entendo-me nele” - foi neste bairro que ouviu os primeiros fadistas, muitos, tantos que não se recorda de todos os nomes e os seus rostos esfumam-se na memória, mas estas “reminiscências sobrevivem no meu cantar”. Fernando Maurício é uma das suas referências fadistas. Ao lado do vate da Mouraria, surgem Carlos do Carmo e Amália Rodrigues, três nomes a quem presta tributo no seu quarto álbum “Transparente”.

O seu último álbum, Mariza 'Concerto em Lisboa', foi indicado ao prémio Grammy Latino na categoria de álbuns tradicionais (melhor disco folk). Expandindo o fado para o mundo, Mariza é aquela que não tem a figura que costumamos ligar ao fado, além disso o canta com uma alegria a tristeza não vista nas outras cantoras, como se a própria vida manifestada na música fosse mais leve, mas não por isso menos intensa. Talvez ela traga uma nova inspiração ao fado que leve mais brasileiros a penetrar por outros mundos musicais além de estadounidense ou inglês, talvez nos leve a escutar a nova música portuguesa.


Mariza vai estar hoje à noite no programa Late Show With David Letterman, transmitido na CBS. Um dia depois, a fadista vai cantar na famosa sala de espectáculos Carnegie Hall, em Manhattan. A fadista encontra-se nos Estados Unidos da América para uma série de treze concertos. Durante esse tempo, vai também apresentar o filme «Fados».

0 comentários:

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP