quinta-feira, 4 de outubro de 2007

uma vila sobre as pedras


Quando se olha para cima, pergunta-se imediatamente, como alguém pode construir algo no meio daquelas pedras. Construiu-se e de tão maneira, que a construção confunde-se com as pedras sobre as quais foram construídas. Assim é Marvão, a vila formosa do Alentejo.

Marvão situada a mais de 800 metros de altitude é provavelmente habitada desde a Pré-História. Serviu, primeiramente, de refúgio, no século IX, ao guerreiro mouro Ibn Marwan al-Yil’liqui «O Galego» - a quem deve a designação - líder de um movimento sufista no Al-Andaluz, que pegou em armas contra os emires de Córdova e criou uma espécie de reino independente sediado em Badajoz até à instauração do califado de Córdova em 931.

Conquistada por D. Afonso Henriques, foi sucessivamente reconstruída ao sabor das incursões dos eternos inimigos castelhanos. Por isso, Marvão preserva a única fortificação do país que manteve valor estratégico até ao século XIX, e a única, igualmente, a apresentar todos os elementos arquitectônicos da fortaleza medieval.

Vista de baixo, Marvão parece um daqueles castelos dos faz-de-conta, e para chegar até lá serpenteamos estrada acima. Quando lá chegamos nada nos prepara para a estonteante visão. Do alto das suas muralhas a paisagem de 360º do Alentejo é deslumbrante. Vê-se o Alentejo do jeito que ele é, e sonhar nos sons quietos dest lugar.

Uma visita as muralhas da vila é obrigatória. Porém, dentro das muralhas o deslumbre permanece. O castelo até hoje é um dos mais conservados em Portugal e, apesar de não ter a mim o mesmo encanto de Monsaraz, foi com preguiça que uma visita é feita em suas ruas estreitas.

Onde fica:
Marvão fica no distrito de Portalegre, no alto alentejo.

Onde ficar:
Pousada de Santa Maria
Rodeada pelas muralhas fortificadas do século XIII, foi construída a partir de um conjunto de pequenas casas, mantendo as suas características medievais. Pegue um dos quartos com vista para o Alentejo.

Viagem feita em Janeiro de 2006.

Fontes: Rotas e Destinos
Fotos: Dulce Nascimento

1 comentários:

Anônimo,  5 de outubro de 2007 às 12:16  

Muito interessante o blog...
Estarei passando mais vezes para visitar!!!
Se quiser podes visitar o meu... é sobre a Italia... estou começando...
Gi!

blogues de brasileiros no mundafora

inscreva-se

Se você é um brasileiro expatriado, e quer cadastrar seu blog aqui mande um email para: mundafora@gmail.com, ou deixe um coemntário no último post.

mundafora nos states

blogroll

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP